Gastronomia: Tempero de Minas

0
659

Restaurante Graça Mineira traz os sabores e aromas da tradicional culinária para a capital paulista

Fotos Divulgação

O leitão a pururuca, carro chefe da casa
O leitão a pururuca, carro chefe da casa

Com mais de 20 anos de tradição, o restaurante Graça Mineira traz todo o sabor, tempero e fartura da típica culinária mineira, que já conquistou o coração e o estômago, não só dos paulistas, como de todos os brasileiros. Fundado em 1993, pelo capixaba Antônio José Rossi e pela mineira Maria das Graças, a casa é referência no bairro da Vila Mariana, zona Sul de São Paulo, e atrai visitantes de todas as regiões da cidade.

Em seu cardápio desfilam diversos pratos típicos mineiros, a maioria serve bem até três pessoas. Mas, o carro chefe da casa, segundo o gerente, Ivan dos Anjos Veiga, é o leitão a pururuca, servido com arroz, couve, feijão tropeiro e mandioca frita. Também se destacam o frango à mineira (coxas e sobrecoxas ensopadas com quiabo, servidas com arroz, couve a angu), status mineiro (filé mignon com arroz, tutu de feijão, couve e mandioca frita), picanha à mineira (picanha argentina na pedra servida com feijão tropeiro com torresmo, arroz, vinagrete e polenta), além da tradicional feijoada, servida todos os dias, acompanhada de arroz, farofa, couve e laranja.

Sopa de frutas vermelhas
Sopa de frutas vermelhas

Durante a semana, também é possível saborear pratos típicos individuais, são mais de 12 opções, entre carne de vaca, de porco, frango e saladas, acompanhadas das delícias mineiras como tutu de feijão, feijão tropeiro, couve, mandioca e polenta frita.

Completam o cardápio as sobremesas, das típicas mineiras, como o arroz doce, pudim de leite, ambrosia, doce de abóbora com coco,goiabada cremosa com queijo, doce de leite mineiro com queijo e cocada cremosa, até as mais elaboradoras como o vulcano (brownie com camada de cocada cremosa ou doce de leite mineiro, sorvete de creme e calda de chocolate), e a sopa de frutas vermelhas (sopa quente de frutas vermelhas, com sorvete de canela, waffle, chantilly e calda de chocolate e ovomaltine).

Aos que preferem degustar todas essas delícias no conforto de casa, o Graça Mineira também trabalha com serviço delivery, de terça-feira a sábado, das 18h30 às 22h, da região do Paraíso ao Jabaquara.

Festival de Petiscos faz sucesso no happy hour
Festival de Petiscos faz sucesso no happy hour

Happy Hour

Além dos pratos a la carte, a casa oferece um cardápio especial para aqueles que não abrem mão do happy hour e gostam de petiscar enquanto bebem um chope gelado e jogam conversa fora com os amigos. O festival de Petiscos acontece de terça-feira a sábado, das 17h às 21h.

Por R$ 32,90 por pessoa é possível saborear cerca de 14 itens, entre eles delícias típicas mineiras como torresmo, caldinho de feijão, bolinho de mandioca, bolinho de arroz, pastelzinho de carne de sol, além de batata, mandioca e polenta fritas, pão de alho, frango a passarinho e isca de frango.

Para acompanhar o festival, o Graça Mineira tem uma promoção de chope claro, a cada três adquirido pelo cliente, o quarto é grátis.

A casa funciona de terça-feira a sábado, das 11h30 às 23h, e aos domingos, das 11h30 às 16h30. Durante a semana aceita reserva e aos finais de semana o restaurante atende por ordem de chegada.

Informações

Restaurante Graça Mineira

Rua Machado Bitencourt, 75 – Vila Mariana

Tel.: 11. 5579-9686

www.gracamineira.com.br