Novo cônsul geral do Japão em São Paulo destaca força da comunidade e ações de cooperação entre os dois países
Fotos Divulgação
Em junho, a comunidade nipo-brasileira conheceu o novo cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae. Esbanjando simpatia e respeito, o diplomata assume o posto com uma missão bastante desafiadora: manter as boas relações entre ambos os países, especialmente neste ano, quando se comemoram os 120 anos de tratado de amizade entre Brasil e Japão.
Além da responsabilidade de assumir um cargo de tamanha repercussão, Nakamae também terá de atender demandas e ouvir muitas entidades e associações ligadas à comunidade. Para tanto, terá de percorrer diversas regiões do Estado, conhecendo e se aproximando da comunidade e do setor empresarial. Tarefa, contudo, que será uma de suas prioridades.
“Considero que em São Paulo, tenho a importante função de manter a cooperação e união junto à comunidade nipo-brasileira com o intuito de fortalecer os laços entre os dois países. Para que isso se concretize, estou determinado a visitar o maior número possível de localidades resididas por imigrantes para dialogar pessoalmente com os próprios imigrantes e pessoas da comunidade nipo-brasileira”, destaca Nakamae.
Uma prova da importância de seu cargo deu-se no dia 11 de junho, no Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social). Por lá, cerca de 230 pessoas lotaram o Salão Nobre da entidade. Houve um comparecimento maciço dos representantes das 34 entidades co-promotoras, como também, de representantes das entidades do interior e de outros estados relacionados à jurisdição do Consulado Geral do Japão de São Paulo. Também foi registrada a presença de numerosos representantes de empresas japonesas.
Logo após a cerimônia, Nakamae e esposa cumprimentaram um por um dos presentes, além de tirarem fotos. Foram mais de duas em pé, trocando cartões e conhecendo mais de perto as lideranças e empresários nikkeis. “As associações nipo-brasileiras localizadas nas várias regiões do país têm colaborado grandiosamente na difusão da cultura japonesa e nas relações de amizade entre os dois países, pois em longos anos, têm realizado diversas atividades relacionadas à cultura e tradição japonesas. Outrossim, o seu apoio tem sido imprescindível para a vinda de empresas japonesas ao Brasil”, ressalta o novo cônsul.
Fluente no português, o diplomata tem tido facilidade de participar de reuniões e encontros. Além de saber da importância e peso do cargo, Nakamae também considera que a tarefa de conduzir o Consulado não será fácil, especialmente no atual momento econômico que o País atravessa. Porém, vontade não falta. Nem engajamento. Pelo menos essas duas atitudes foram vistas em diversas visitas e encontros. Ponto positivo para o novo cônsul, que terá à frente uma comunidade abrangente e um empresariado rigoroso.