Okinawa: Save the date

0
678

Anote na agenda: Okinawa Festival acontece nos dias 7 e 8 de novembro, com a presença mais que especial da banda Begin

Foto Divulgação

Banda Begin se apresenta pela terceira vez em terras brasileiras
Banda Begin se apresenta pela terceira vez em terras brasileiras

 

Após muita expectativa e especulações, enfim, o Okinawa Festival deste ano foi confirmado: será nos dias 7 e 8 de novembro, na Vila Carrão. E com algumas surpresas. Além das atrações já conhecidas, o evento contará com uma grande homenagem à comunidade okinawana, com a confirmação da banda Begin para uma apresentação histórica.

Referência na área musical japonesa – e responsáveis por hits como “Shimanchu no Takara” e “Sanshin no Hana” -, os músicos de Okinawa se apresentam pela terceira vez no País. Em 2011 e 2013, o público compareceu em peso para prestigiar o grupo. Neste ano, a apresentação ao ar livre promete carregar de emoção um evento já marcado pelo espírito Yuimaru (reciprocidade, fraternidade), típico dos descendentes da ilha ao sul do Japão.

Já o Okinawa Festival, cuja realização sempre foi nos meses de agosto ou setembro, já está em fase de preparação desde o começo do ano. À frente do evento estão a Associação Okinawa de Vila Carrão e Associação Okinawa Kenjin do Brasil, que prometem muita animação. Cerca de 100 barracas trazem diversas atividades para o público, como cursos e oficinas, exames gratuitos de saúde, atendimento médico e terapias. Além das que oferecem o melhor da gastronomia de Okinawa, com o melhor das comidas típicas do País, como a sopa de cabrito (riijá no shiru) e o okinawa sobá. No palco, dança, música, artes marciais e outras características culturais de Okinawa estarão presentes.

Toda essa comemoração também traz, simbolicamente, a comemoração de um ano bastante proeminente nas relações entre Brasil e Japão: os 120 Anos de Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão. Assinado em 5 de Novembro de 1895, o acordo permitiu a cooperação diplomática entre os dois países. Portanto, “fica a dica”: deixe reservado sua data na agenda para uma edição histórica do Okinawa Festival.