Evento oficial do governo do Japão em comemoração aos 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão, agita a capital paulista em setembro
Fotos Reprodução
Um grande show de fogos de artifício e uma programação cultural completa com shows e exposição marcam um dos principais eventos em comemoração aos 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão: Hanabi Matsuri. A festa, evento oficial do governo do Japão, acontece no dia 12 de setembro, no Autódromo de Interlagos, na zona Sul da capital paulista.
O compromisso de paz e amizade entre as duas nações foi firmado em 05 de novembro de 1895, em Paris, pelo Ministro Plenipotenciário do Japão na França, Arasuke Sone, e pelo Ministro Plenipotenciário do Brasil na França, Gabriel de Toledo Piza e Almeida, iniciando assim as relações diplomáticas entre os dois países, que ao longo desses 120 anos trouxe inúmeras conquistas para ambos, além de estreitar o caminho entre estes povos de culturas e tradições tão distintas.
A festa, que terá início a partir das 12h, conta com uma programação para lá de especial, com apresentações de bandas japonesas, artistas brasileiros, shows de taikô, yosakoi soran e danças típicas japonesas, exposição, palestras, arena food truck, terminando com uma explosão de cores e formas no céu de São Paulo, com o típico festival japonês de Fogos de Artifício.
“O Hanabi Matsuri – Festival de Fogos de Artifício é um dos eventos mais importantes por três perspectivas. Em primeiro lugar, esse festival, bem como a reforma do Pavilhão Japonês, no Parque Ibirapuera, e a exposição itinerante dos projetos nacionais de cooperação Japão-Brasil, é um evento especial, realizado por meio de doações oriundas de empresas de relacionamento do Japão e do Brasil”, revela o Embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda. “Em segundo lugar, o Festival de Fogos de Artifício está sendo produzido pela mundialmente renomada designer Junko Koshino, e é um show a ser realizado em parceria com técnicos em pirotecnia japoneses e fogos de artifício fabricados no Brasil. E em terceiro lugar, além do show de fogos, haverá a exposição do carro de corrida de Ayrton Senna na Fórmula-1, apresentação de taikô, a participação de músicos japoneses, etc. Com isso, espera-se aprofundar o entendimento do Japão para muitos jovens brasileiros”, completa Umeda.
A entrada para essa grande festa é gratuita, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, que serão doados a entidades assistenciais.
Confira, a seguir, os principais destaques do evento, que vai celebrar em grande estilo esses 120 anos de amizade entre as duas nações.
Informações
Hanabi Matsuri – Festival de Fogos de Artifício
Data: 12.09.15
Horário: A partir das 12h
Local: Autódromo de Interlagos
Endereço: Portão KRF – avenida Jacinto Julio, s/n (próximo a estação de Trem Autódromo – Linha 9 Esmeralda)
Estacionamento: Portão G – avenida Jacinto Julio
Entrada: Gratuita (doação 1kg de alimento)
Para se divertir
Confira a programação do Hanabi Matsuri, que vai contar com diversas apresentações culturais e artísticas, além de uma arena food truck
Horário: 20h10
Com duração de cerca de 20 minutos, o Festival de Fogos de Artifício vai encantar o público brasileiro. Com design assinado pela designer e estilista japonesa Junko Koshino, os fogos serão apresentados em sincronia com diversas músicas, no estilo das apresentações japonesas. Para a montagem do espetáculo, 12 técnicos japoneses estarão presentes.
Horário: 14h40
A tradicional Opera que se passa no Japão em uma apresentação única, que promete emocionar o público presente no evento. De Giacomo Puccini, com libreto de Luigi Illica e Giuseppe Giacosa, baseado no drama de David Belasco, Madame Butterfly conta a história de um tenente da marinha que se apaixona por uma gueixa.
KAO=S
Horário: 16h10
Grupo extremamente técnico e com beleza estética no palco, o Kao=S foi fundado em 2011 com Kaori Kawabuchi (vocais), Shuji Yamagiri (guitarra e vocal) e Jack (shamisen) e traz pela primeira vez ao Brasil um novo conceito musical. O grupo combina elementos tradicionais japoneses e estilos modernos como o rock, além de combinar em seus espetáculos encenações e elementos teatrais.
Horário: 17h20
Direto de Osaka, as artistas Ikasu (vocal e guitarra), Tomi (vocal e baixo), Tae (bateria), Saki (Trompete), Moriko (saxofone) e Hayami (trombone) que formam a Oreskaband se apresentam no Hanabi Matsuri e cantam os principais sucessos da banda, como os temas dos animês Naruto e Bleach.
Família Lima
Horário: 19h
Conhecidos pelos shows que adaptam várias músicas clássicas e famosas para vários estilos musicais, e pelos instrumentos poucos usuais como violinos, violão e violoncelo, a Família Lima promete emocionar o público em uma apresentação especial no Hanabi Matsuri.
Horário: 19h
Com uma voz doce e arrebatadora Yasmin Yamashita mostra todo o seu talento no palco do Hanabi Matsuri. Hexacampeã Paulista e tetracampeã brasileira de Karaokê, e vencedora do Jovens Talentos Kids, a jovem canta sucessos da música japonesa.
Horário: Ao longo do dia
A AreaE – Escola de Artes participará do evento e ministrará diversas oficinas de arte para o público presente. Entre as atividades destaque para a de escultura, kirigami (a arte de cortar e dobrar papel criando formas), pintura com marcadores, desenho no estilo mangá e caricatura do público em estilo mangá.
Horário: Durante todo o evento
O público também poderá conferir de perto a réplica oficial da McLaren, usada pelo piloto brasileiro Ayrton Senna. Equipado com motor Honda, o carro estará pela primeira vez no Brasil. Com o McLaren MP4/5 Senna, um dos maiores ídolos do automobilismo, competiu as temporadas de 1989 e 1990, conseguiu seis vitórias (San Marino, Mônaco, México, Alemanha, Bélgica e Espanha), um segundo lugar (Hungria) e 13 pole positions. A exposição também vai contar com peças do vestuário de Senna.
Horário: Durante todo o evento
Para completar essa grande festa uma arena com os melhores Food Truck da cidade. Serão cerca de 20 opções diferentes com o melhor da gastronomia japonesa, brasileira e internacional.
** Programação sujeita a alteração sem aviso prévio.
Um pouco de história
Entenda como iniciou e a evolução desses 120 Anos de Amizade entre Brasil e Japão
Na época em que o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação foi assinado entre os dois países, em 1895, o Brasil dava os primeiros passos em direção à redemocratização e tinha perspectivas econômicas de crescimento. Por outro lado, o Japão tinha acabado de se abrir para o mundo e estava buscando novas áreas de relacionamento. Os dois países tinham interesse no tratado, era final do século 19 e era difícil realizar parcerias.
Porém, as relações diplomáticas demoraram um pouco para avançar. O início concreto da parceria entre os dois países aconteceu apenas em 1908, 13 anos depois da assinatura do tratado, com a chegada dos primeiros 781 imigrantes japoneses ao Brasil, a bordo do navio Kasato Maru, com destino às fazendas de café no interior do estado de São Paulo, oficializando a abertura do processo imigratório, o que contribuiu com o desenvolvimento da agricultura tupiniquim. Os imigrantes japoneses no Brasil cresceram em número antes e depois da Segunda Guerra Mundial e hoje formam a maior sociedade nikkei do mundo, estimada em 1,6 milhões de pessoas.
Durante estes 120 anos, as duas nações estreitaram relações em vários setores, em especial nas áreas comercial, industrial e econômica. Projetos nacionais de grande porte foram promovidos em conjunto, como a siderúrgica de USIMINAS (MG), a CENIBRA de celulose (MG), o estaleiro ISHIBRAS (RJ), o Projeto Alumínio da Amazônia (PA), e o projeto de desenvolvimento dos cerrados PRODECER, entre outros.
Contudo, muito além da economia, o Tratado também teve um importante papel em outros setores como na área cultural, em especial no que diz respeito ao intercâmbio de cultura, tradições, costumes, e na capital paulista, principalmente, pela gastronomia.
Na política externa e nas relações internacionais, nos últimos anos, os dois países também têm adotado posturas semelhantes, pacifistas, em busca de diálogos e soluções pelas vias diplomáticas e não bélicas. Há uma evidente relação de cooperação em âmbito internacional, principalmente, no Conselho de Segurança da ONU, em que os dois países são a favor da reforma.
120 Anos de Amizade
Em entrevista exclusiva a revista Mundo Ok, o Embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, fala sobre os momentos mais relevantes desses 120 anos de amizade, a importância do Tratado, e o futuro das relações diplomáticas entre os dois países. Confira!
Mundo Ok: Qual a importância do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão?
Kunio Umeda: O tratado é a base sobre a qual se construiu uma relação entre o Japão e o Brasil. A partir da assinatura desse acordo, ficou decidido o estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países, formalmente dando início às trocas humanas e econômicas e ao intercâmbio cultural.
MOK: Em sua opinião, quais os momentos mais relevantes desses 120 anos de relações diplomáticas?
Umeda: Nesses 120 anos, o Japão e o Brasil têm construído uma vasta gama de cooperações, como nos campos político e econômico. Dito isso, ouso mencionar como mais importante a imigração do Japão para o Brasil, que começou em 1908. Cerca de 250 mil japoneses imigraram para o Brasil, e atualmente cerca de 1,9 milhão de pessoas com descendência japonesa vivem por aqui. Os Nikkeis superaram as dificuldades iniciais da imigração, e atualmente contribuem para o desenvolvimento do Brasil em diversas áreas, tais como a agricultura, a medicina, o governo, os esportes, e etc. Além disso, através da divulgação da nossa cultura, como o judô e a comida japonesa, eles se tornaram a força motriz para que o Brasil pudesse se transformar em um dos principais países pró-Japão do mundo. Como Embaixador do Japão, agradeço do fundo do coração aos japoneses e aos seus descendentes pelos muitos anos de esforços dedicados.
MOK: Em que medida as comemorações servirão para estreitar, de maneira concreta, as relações entre os dois países?
Umeda: A base das relações entres os países é o aprofundamento do entendimento mútuo e da intimidade entre os cidadãos. As comemorações da relação entre as duas nações são fundamentais para aprofundar a compreensão e a aproximação mútuas das pessoas. A fim de promover o 120º aniversário, a Embaixada, os consulados gerais e as organizações e entidades japonesas trabalharam em conjunto, como um sistema de “All Japan in Brazil”, instalando o comitê executivo em nível nacional e em seis regiões. Além disso, como ápice das comemorações dos 120 anos, no final de outubro, Suas Altezas Imperiais o Príncipe Akishino e a Princesa Kiko, visitarão o Brasil por cerca de duas semanas, e uma visita da presidente Dilma ao Japão está sendo planejada para dezembro. Através dessa série de eventos, espera-se que o sentimento de familiaridade e compreensão da cultura japonesa seja aprofundado pelos brasileiros.
MOK: Quantos eventos já foram e ainda serão realizados em 2015 em comemoração aos 120 anos de Tratado de Amizade?
Umeda: Até o final de julho, foram executados cerca de 630 eventos, e mais de 200 ocorrerão no futuro, totalizando mais de 830 eventos planejados e realizados, e ainda pretendemos aumentar esses números. Definitivamente, os eventos que acontecem em vários locais devem agradar as expectativas.
MOK: Para finalizar, dentre esses 630 eventos que já aconteceram, destacaria algum?
Umeda: Por ocasião do Dia da Imigração Japonesa, em 18 de junho de 2015, para comemorar os 120 anos de relações diplomáticas entre Japão e Brasil e os 107 anos da imigração, foi realizada uma audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, da qual participaram os parlamentares nikkeis Luiz Nishimori, Keiko Ota e Walter Ihoshi, cerca de 30 outros deputados federais e aproximadamente 40 representantes de organizações japonesas. Nessa audiência, o Cônsul Geral Honorário do Japão em Belo Horizonte, Wilson Brumer, o Cônsul Geral Honorário do Japão em Salvador, Odecil Oliveira, e eu mesmo descrevemos o passado, o presente e o futuro do relacionamento Japão-Brasil. Em seguida, muitos dos parlamentares comentaram os fortes laços entre os dois países, referindo-se à contribuição da sociedade japonesa para o Brasil. Além disso, mencionaram que, desde quando eram crianças, tinham amigos nipo-brasileiros, e consequentemente, sentiam proximidade com a cultura japonesa.