Okinawa: Trabalho digno de reverência

0
624

Tokuichi Nishihara recebe título de ‘Cidadão Paulistano’ pelo trabalho incansável nas relações Brasil-Okinawa

Foto André Bueno-CMSP

Vereador Ushitaro Kamia e o homenageado da noite, Tokuichi Nishihara
Vereador Ushitaro Kamia e o homenageado da noite, Tokuichi Nishihara

Uma reverência ao trabalho em prol das relações entre Brasil e Okinawa. Tal definição é a que mais se adéqua à sessão solene na Câmara Municipal de São Paulo, realizado no dia 1 de setembro, em homenagem ao japonês Tokuichi Nishihara. Na ocasião, o professor e facilitador do intercâmbio entre brasileiros e uchinanchus recebeu o “Título de Cidadão Paulistano”, em uma iniciativa do vereador Ushitaro Kamia (PSD).

Currículo não falta para justificar tal honraria. Além da ação de fortalecimento cultural entre ambos os países, Nishihara atua junto às causas beneficentes, trabalhando em prol do bem-estar do próximo. Atuou especialmente na Cruz Vermelha, onde ocupou o cargo de secretário-chefe do Conselho de Orientação à Criança e Adolescente da entidade.

Nascido e criado na província japonesa de Okinawa, localizada ao sul do arquipélago, Nishihara já viajou ao Brasil por muitas vezes, visitando entidades e associações e estabelecendo um vínculo intenso com a comunidade okinawana no Brasil. A ligação é tão forte que o mais novo cidadão paulistano é considerado o Cônsul Honorário do Brasil em Okinawa.

Para o vereador Ushitaro Kamia (PSD), a homenagem a um símbolo de tamanha representatividade corresponde “ao sentimento de gratidão, típica dos descendentes da ilha de Okinawa”. “Ele merece pela força, pela alegria e pela sua maneira de ser perante esta comunidade. Tenho a absoluta certeza que essa honraria engrandece não apenas o professor Nishihara. Engrandece todos nós, pois é um exemplo de luta por causas nobres, colocando seu coração em seus trabalhos”, disse o vereador.

“Me sinto muito honrado em receber este Titulo de Cidadão Paulistano e essa homenagem valiosa renova minha energia para melhorar ainda mais a relação e ponte de ligação entre o Brasil e Okinawa”, agradeceu o homenageado.