Um dos maiores marketplaces virtuais do mundo lança oficialmente sua operação em terras tupiniquins
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No final de abril, a Rakuten, líder mundial em serviços de internet, com mais de 70 milhões de usuários, anunciou oficialmente o início de suas operações no Brasil. A gigante japonesa lançou em terras tupiniquins o Rakuten Shopping Online (www.rakuten.com.br), um modelo único de market place virtual, ou seja, uma espécie de shopping center de lojas virtuais, no qual os varejistas disponibilizam seus produtos dentro do site da companhia.
O principal objetivo da empresa, de acordo com Alessandro Gil, CMO da Rakuten no Brasil, é o sucesso do varejista e a satisfação dos “e-consumidores”. “Nossa ideia é se tornar líder de mercado, para isso contamos com o apoio das outras empresas do grupo e das representantes de outros países, mas ainda não podemos revelar números sobre os nossos negócios”, explica.
A Rakuten começou suas operações de maneira modesta em novembro de 2011, “sem muito marketing, para testar e sentir o mercado brasileiro. A partir de agora, com o lançamento oficial do Shopping Online, é que começamos a agir de verdade”, ressalta o CMO da Rakuten.
Segundo Gil, além dos bons preços e comodidade na hora de fazer as compras, outro atrativo desse tipo de serviço é o fato de a compra se tornar algo divertido, já que o consumidor pode participar do Programa de Fidelidade Rakuten Super Point – em que cada R$ 1,00 em compra é equivalente a um ponto, e a cada 100 pontos ele ganha R$ 1,00 para trocar por qualquer produto do shopping. “Também trabalhamos com a compra garantida, uma espécie de seguro, em que devolvemos o dinheiro caso o varejista não entregue o produto, e ainda temos uma equipe só para cobrar os varejistas para que a entrega seja feita no prazo prometido”, completa.
Atualmente, a empresa conta com quase 100 varejistas em seu shopping online, entre eles nomes conhecidos dos consumidores brasileiros como a Le Postiche (malas e bolsas), Etna (móveis e decoração) e a Ri Happy (brinquedos). Segundo Gil, a expectativa é que até o final do ano esse número salte para 800 varejistas, com grandes lojas em cada segmento. “Empresas como a Centauro (artigos esportivos) e a Ricardo Eletro (magazine) já estão confirmados para os próximos meses”, revela. Gil explica que para se hospedarem, as lojas pagam até R$ 499,00 por mês e uma comissão sobre a receita, cuja porcentagem varia conforme o setor, “os que tiverem uma margem maior, pagam mais”.
E isso é só o começo. Para o CMO da Rakuten, o Brasil é o próximo grande mercado para o e-commerce e oferece um dos melhores ambientes para ganhar posição no mercado sul-americano. Opinião comprovada por meio de pesquisas. Segundo a especialista Zia Daniell Widger, da Forrester Research Inc., empresa global de pesquisa e consultoria, as projeções de e-commerce para o mercado brasileiro são de crescimento de US$ 10 bilhões para US$ 22 bilhões até 2016, alcançando patamares de receita de países com tradição no comércio online, como a Coreia do Sul, e ultrapassando mercados como Espanha e Itália. Os maiores responsáveis por esse crescimento, de acordo com Zia, são os setores de eletrônicos, computadores e hardware.
Mas, como já dizia o jargão, nem tudo são flores, e para alcançar todos os objetivos da Rakuten no Brasil, a empresa vai ter que trabalhar no que Gil considera um dos maiores desafios em terras tupiniquins: a questão logística. “Tanto a questão das notas fiscais eletrônicas, como a da entrega dos produtos são o que mais nos preocupa, pois essa parte logística é muito complicada aqui no Brasil. Por isso estamos expandindo com calma, para resolver esses problemas. Nossa expectativa era já ter mais de 300 varejistas no shopping, mas por causa dessas questões não alcançamos nossas metas”, detalha.
A Rakuten
Líder mundial em serviços de internet e soluções em consumo e negócios, a Rakuten nasceu em 1997, em Tóquio, Japão, pelas mãos do seu atual presidente e CEO Hiroshi Mikitani. Só na terra do sol nascente a empresa trabalha com mais de 38.500 varejistas que disponibilizam mais de 90 milhões de produtos aos seus 75 milhões de usuários cadastrados, além de oferecer um sistema de serviços de internet que compreende agência de viagens, banco, seguros, e-money, entre outros. Em todo o mundo são mais de 10 mil funcionários.
Em2008, aempresa começou o seu processo de internacionalização e iniciou operações em 10 países da Europa, Américas e Ásia. Em 2011 fez aquisições na Alemanha, Reino Unido e Brasil, além de adquirir a Kobo, empresa global do setor de eReading, que tem um dos maiores catálogos de e-books do mundo.
No Brasil, a Rakuten está desde junho do ano passado, quando adquiriu a Ikeda, líder brasileira em soluções de comércio eletrônico, incorporando os serviços de SaaS e plataforma de e-commerce da Ikeda. Além disso, a empresa atua na oferta de cursos para varejistas online, por meio da Universidade Rakuten.