Ryukyu Koku Matsuri Daiko celebra as realizações do ano e se prepara para Argentina 2018
Foto Daniel Yonamine
Considerado o principal expoente do taikô de Okinawa no Brasil, o Ryukyu Koku Matsuri Daiko finalizou o ano de forma relevante. Na ocasião, o bonenkai (confraternização de fim de ano) das filiais de São Paulo, aconteceu na cidade de Itu, no Acampamento Sulete. A festa foi marcada por muitos bons momentos e dois grandes anúncios: a vinda de uma importante integrante de Okinawa (matriz do grupo), em março de 2016, e o início dos preparativos para o show de aniversário de 20 anos das filiais Brasil e Argentina, em 2018.
A integração contou com a presença de 280 pessoas, entre membros, amigos e familiares, e, além das diversas opções de lazer como campeonato de futebol entre as filiais, piscina com toboagua e tirolesa, os membros ainda fizeram uma competição de dança e uma retrospectiva dos melhores momentos do ano, como as apresentações com a banda Begin, no Okinawa Festival 2015.
No encerramento do evento, Alexandre Akihiro Oshiro, presidente das filiais do Matsuri Daiko no Brasil, anunciou a vinda da integrante de Okinawa, Shunka Sakuda, ex-líder da filial Okinawa e atual responsável pelas filiais internacionais do Ryukyu Koku Matsuri Daiko. Muito mais do que instruir nas coreografias, a visita terá como objetivo a troca de experiência entre a filial Brasil e a matriz do grupo.
Além do anúncio sobre a importante visita, Alexandre apresentou ao grupo o foco das atividades do Matsuri Daiko a partir de 2016: o show de 20 anos. Assim como os dois shows que celebraram os 15 anos da filial Brasil e da filial Argentina, realizados no Palácio das Convenções do Anhembi, em 2014, o grupo se preparará para o show de 20 anos renovando essa parceria, porém desta vez o aniversário acontecerá em terras argentinas. Serão promovidos diversos eventos para a realização deste show, na intenção de levar a maior quantidade possível de membros do Brasil para a Argentina, em 2018.
“Estamos muito empolgados para novamente dividir o palco com nossos amigos argentinos. Essa característica do Matsuri Daiko é muito especial, unir pessoas de várias partes do mundo e criar amizades sem fronteiras. Minha intenção é levar pelo menos 200 membros para a Argentina”, ressalta Alexandre Oshiro.
Em 2014, os shows no Anhembi reuniram mais de 500 membros das 11 filiais do Brasil, das 3 filiais da Argentina e convidados das filiais Peru, Bolívia, México e Japão, incluindo membros da matriz do grupo.
Ryukyu Koku Matsuri Daiko literalmente significa “Tambores Festivos do Reino de Ryukyu” e foi fundado em Okinawa, província ao sul do Japão, em 1982. O grupo formou-se pela união de jovens okinawanos em torno do ideal de preservar e difundir a cultura e as tradições locais por meio de manifestações artísticas usando o eisā como referência em suas coreografias. O trabalho desenvolvido pelo grupo mescla músicas tradicionais e ritmos contemporâneos. Atualmente, a matriz do grupo em Okinawa é reconhecida pelo governo devido ao trabalho de cunho social que desenvolve com seus jovens. Além do Japão e Brasil, o grupo possui filiais em diversos outros países: Argentina, Peru, Bolívia, México e Estados Unidos. http://matsuridaiko-sp.com/
(agradecimentos a Everton Yamashiro)