Turismo: Por mais turistas chineses

0
543

Governos brasileiro e chinês fazem parceria para atrair mais visitantes da China ao Brasil

Foto Banco de Imagens/Embratur

Turismo

Com o objetivo de aumentar o número de turistas chineses no Brasil e ampliar o turismo de negócios e lazer, potencializando a atração de investimentos estrangeiros no país, os governos brasileiros e chineses realizaram uma parceria e cadastraram mais de 300 agências de turismo brasileiras para receber grupos de turistas da China.

Para serem credenciadas, as agências brasileiras comprometeram-se a atender os seguintes requisitos: o fornecimento de informações relevantes para as agências de viagens designadas pela China; a instalação de linha de atendimento telefônico para consulta e assistência em caso de emergência; e a indicação de guia de turismo para o acompanhamento de cada grupo de turistas chineses.

“Ampliar a vinda de visitantes chineses é uma das estratégias do Ministério do Turismo para atrair divisas e investimentos no setor de turismo. Em 2014, mais de 100 milhões de turistas chineses viajaram pelo mundo, mas apenas 70 mil vieram ao Brasil”, conta o ministro do Turismo do Brasil, Henrique Eduardo Alves. O Brasil representa menos de 0,1% do total de turistas chineses no mundo. “Esse é um mercado muito expressivo e estamos ansiosos para conquistá-lo”, afirmou Alves.

No início de dezembro de 2015, Henrique Alves se reuniu com o Embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, para tratar de parcerias na área de Turismo. Na ocasião, Alves afirmou que o encontro foi promissor e que esperava receber, além de turistas, investimentos para o turismo brasileiro.

Os chineses vêm ao Brasil em busca de turismo de natureza e de cultura, bem como para participar de feiras e fazer negócios. O Ministério do Turismo acredita que a realização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, também deverá contribuir para o aumento dos visitantes daquele país.

Histórico

Desde 2004 – quando se firmou um memorando de entendimento entre os dois governos com o objetivo de incentivar o turismo – o credenciamento das agências para facilitação de ingresso de visitantes chineses no Brasil vem sendo aplicado. Mas, esta foi a primeira vez que se realizou o cadastramento pelo suporte digital, por meio do Cadastur, o que explica o aumento exponencial no número de agências habilitadas.

“Para simplificar o processo, usamos pela primeira vez a base digital do Cadastur, o que gerou um crescimento expressivo no número de agências habilitadas que passaram de 23, em 2014, para 304 agências, em 2015. Esperamos que esse aumento se reflita no número de visitantes ao país a partir do ano que vem”, informou o chefe da assessoria de Relações Internacionais do Ministério do Turismo, Acir Pimenta.