Saúde: Aliadas da saúde

0
997

Acupuntura, massagens… Confira como as terapias orientais podem colaborar no tratamento de diversas doenças e amenizar o estresse e as tensões do dia a dia

Fotos Divulgação e Reprodução

Em um mundo cada vez mais corrido, especialmente nos grandes centros, manter a saúde em dia é um desafio. Sintomas como estresse, tensões, cansaço físico e mental e dores pelo corpo fazem parte do cotidiano de muitas pessoas. Para tentar reverter esse quadro, muitas têm procurado os benefícios das terapias complementares e alternativas, principalmente as orientais, já que elas ajudam a harmonizar e equilibrar o corpo e a mente, relaxam, aliviam as tensões e colaboram para uma vida mais saudável.

No Brasil, as terapias orientais chegaram no início do século passado, junto com a imigração japonesa. Mas, só começaram a se popularizar por volta da década de 1980, quando as primeiras escolas dessas técnicas surgiram. E esse mercado cresce a cada dia, não só em terras brasileiras como em todo o mundo. Só no estado de São Paulo, de acordo com dados do Sindicato dos Acupunturistas e Terapias Orientais do Estado de São Paulo (Satosp), há mais de 30 mil acupunturistas e massoterapeutas atuantes, além de inúmeras clínicas que oferecem as mais diversas técnicas.

De maneira geral, as terapias orientais buscam tratar o corpo como um todo. O foco não está somente no ponto onde existe a dor, mas em encontrar a origem do problema para, então, tratá-lo por completo, dando condições de o próprio organismo provocar a sua cura. “A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) trata o paciente como um todo, e preocupa-se especialmente com o equilíbrio das emoções, da atividade física e mental”, ressalta a especialista em Medicina Tradicional Chinesa, Gianny Pastri Corsi, da clínica Espaço R.I. “A MTC utiliza ferramentas e métodos que orientam ao restabelecimento do equilíbrio total do nosso corpo, seguem os princípios filosóficos do Qi, de yin e yang e dos cincos elementos, e seus remédios fitoterápicos que incluem as plantas medicinais, o moxabustão (terapia de calor a base de plantas), a acupuntura, entre outros, estão todos baseados nesses princípios”, completa.

Além de aliviar o estresse e as tensões do dia a dia, essas terapias também colaboram no tratamento de alguns males, doenças crônicas ou no alívio dos efeitos colaterais de medicações e tratamentos. Como o Shiatsu, técnica de origem japonesa, que utiliza os mesmos pontos da acupuntura e consiste em massagear, principalmente com o polegar, todos os meridianos energéticos espalhados pelo corpo e é um aliado no tratamento de doenças do sistema respiratório. “Nesse caso o Shiatsu atua no ponto meridiano específico, ajudando a regular o nível energético e fortalecimento orgânico, auxiliando no tratamento de gripes, resfriados, bronquite asmática e alívio das crises de rinite e sinusite aumentando a resistência do corpo a essas doenças”, explana Gianny.

E a acupuntura, técnica chinesa utilizada no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – Octavio Frias de Oliveira (Icesp) como parte da abordagem multidisciplinar para tratamentos de sintomas relacionados aos efeitos colaterais da quimioterapia. O objetivo do Instituto é que a terapia ofereça suporte ambulatorial ao tratamento convencional, a fim de contribuir para o cuidado global do paciente. Por lá a acupuntura é utilizada como suporte para o controle da dor, náuseas e vômitos, xerostomia (boca seca pela redução da produção de saliva) e insônia, sintomas bastante comuns após as sessões de quimioterapia.

A seguir, você, caro leitor, conhece os detalhes dessas e outras técnicas que atravessaram milênios ou foram idealizadas mais recentemente, mas que têm como base estudos da medicina oriental, e que contribuem para a melhora da saúde, do bem estar e da qualidade de vida de milhares de pessoas em todo o mundo. Confira!

 

Por dentro das terapias

Conheça algumas massagens e acupuntura existentes, para que são mais indicadas e escolha a que mais lhe agradar  

 

Seja para relaxar ou colaborar no tratamento de alguma doença ou desconforto físico, as terapias orientais são grandes aliadas. Pensando nisso, a Mundo Ok, com auxílio de especialistas, preparou um guia com as principais técnicas. Confira!

Acupuntura

Entre as mais populares em todo o mundo, a acupuntura é considerada um dos mais antigos sistemas de cura e manutenção da saúde. De origem chinesa, foi levada para Coreia, Japão e depois para o ocidente. A técnica é baseada em pontos reflexos localizados em meridianos espalhados por todo o corpo, cada ponto refere-se a um órgão ou parte do organismo. As agulhas estimulam esses pontos equilibrando a energia do corpo, por isso tratam o organismo como um todo e não só o ponto da dor. A partir dos pontos reflexos, surgiram outras terapias como o moxabustão, que o estímulo é a partir do calor, e a auriculoterapia, em que os pontos reflexos de todo o organismo está na orelha. De forma complementar, a acupuntura é indicada para qualquer tipo de patologia, seja ela física ou emocional, como gastrites, inflamações, torsões, insônia e depressão. Também é muito utilizada na área estética, auxiliando nos tratamentos de emagrecimento, rugas, acnes e rejuvenescimento da pele.

Alinhamento quiroprático

Esta técnica tem como objetivo devolver o movimento funcional fisiológico, promovendo a liberação de fixações articulares, musculares e nervosas do sistema musculoesquelético. “É aplicada por um quiropraxista que realiza pressões com as mãos em toda a região do cóccix, sacro, coluna vertebral, escápulas, joelhos e pés”, esclarece Minoru. De acordo com ele é indicado para dores articulares e problemas diversos na coluna.

Anmá

Considerada a “mãe” das massagens, já que influenciou outros métodos como o shiatsu, tui ná e a massagem clássica, a técnica criada na China, há mais de 5 mil anos, utiliza movimentos de amassamento feitos com os dedos, mãos e braços, para melhorar a circulação sanguínea e linfática. Por ser bem suave, enfatiza o relaxamento muscular.

Ayurveda

Desenvolvida pela mestre indiana Kussum Moda, a massagem Ayurveda associa o conhecimento milenar da medicina Ayurveda com as manobras e alongamentos da Yoga. A massagem, que utiliza manobras de amassamentos com a mão e as plantas dos pés, além de alongamentos, beneficia a correção postural, melhora a respiração, aumenta a flexibilidade do corpo, proporciona relaxamento e alívio das tensões, e libera as toxinas do organismo.

Champi

Terapia indiana, que consiste em massagens realizadas no coro cabeludo, cabeça, pescoço e ombro. Auxilia em todos os males que atingem essas regiões, como torcicolos, insônia e enxaqueca.

Clássica ou Sueca

“A clássica é uma massagem relaxante, realizada em todo o corpo, são basicamente deslizamentos realizados com o auxílio de cremes, proporcionando bem estar e relaxamento”, conta Alice Kuhl Rossi, massoterapeuta e diretora administrativa da Serenidade do Toque. “A técnica ajuda no alívio da tensão, de dores musculares, do estresse, ansiedade, inchaços, além de aumentar a circulação sanguínea”, enumera.

Do in

De origem chinesa e nome japonês, o Do in baseia-se na pressão com o polegar sobre os mesmo pontos reflexos de energia da acupuntura para equilibrar o organismo e aliviar a dor. Pode ser realizado por um terapeuta ou até mesmo pelo próprio paciente, por meio da automassagem. É indicado para pessoas que já estão acostumadas a fazer massagem, já que é uma técnica mais dolorida.

Pedras quentes

A massagem é realizada com pedras basálticas aquecidas – que são a extensão da mão do terapeuta – com o auxílio de óleos, o que proporciona um relaxamento maior, limpa o corpo energeticamente e equilibra os chacras, reestruturando a saúde corporal e mental.

Quick massage

É uma massagem rápida, dura de 15 a 30 minutos, tem função revigorante e é realizada em uma cadeira especial, desenvolvida em Manhattan, nos Estados Unidos, sobre a roupa do paciente. “É uma massagem relaxante e antiestresse, que trabalhada a área da cabeça, pescoço, nuca, ombro, costas, lombar, braços e mãos, aliviando dores, tensões e o estresse”, explica o massoterapeuta da Serenidade o Toque, Minoru Nagahashi. Segundo o especialista, a técnica é muito aceita, principalmente, nas empresas por ser feita rapidamente e não atrapalhar as atividades. reflexologia

Reflexologia

A técnica segue a mesma linha de pensamento da acupuntura, só que trabalha apenas com os pontos reflexos localizados nos pés. “Todos os órgãos e vísceras do corpo são representados em algum ponto do pé”, esclarece Alice. A massagem é realizada nesses pontos com os polegares em conjunto com cremes específicos, e também alguns acessórios como pedaços de madeira. “A reflexologia auxilia no alívio do estresse, tensão, dores, ativa a circulação sanguínea, melhora a sensibilidade nervosa, colabora no tratamento para pedras nos rins, enfim, é indicada para os todos os problemas”, detalha Alice.

Reiki

O Reiki é a energia vital (KI) direcionada e mantida pela sabedoria universal (REI). A técnica, criada pelo mestre Mikal Usui, de Kioto, Japão, propicia a cura sem o uso de nenhum aparelho ou medicação, utilizando apenas a energia concentrada nas mãos. “Atualmente o Reiki é ensinado, aplicado e pesquisado em todo o mundo. Em São Paulo, por exemplo, é pesquisado há quatro anos na Unifesp – Universidade Federal de São Paulo. É uma técnica com metodologia científica, que pode completar todos os tipos de terapia ou tratamento, e não tem nenhuma contra indicação ou efeito colateral”, explica o mestre Reiki, José Alves Filho, do Instituto a Luz. Essa energia universal quando canalizada restabelece o equilíbrio do organismo, proporcionando relaxamento, tranquilidade e harmonização do corpo e da mente. “Quando ocorre a aplicação de Reiki há a recomposição da energia vibracional, fazendo com que a frequência fique mais alta, limpando e reativando as células, o sistema imunológico, glandular, nervoso e digestivo do paciente”, esclarece Alves. Segundo ele é aconselhável realizar quatro consultas de Reiki seguidas ou alternadas.

shantalaShantala

Massagem milenar indiana, passada oralmente de mãe para filha, a Shantala tem seus fundamentos na medicina Ayurveda e é feita no bebê desde o primeiro mês de vida. É realizada com as mãos, com auxílio de óleo e segue 20 movimentos definidos. Melhora o equilíbrio físico, emocional e energético da criança, aliviando cólicas, regulando o sono e ativando a circulação sanguínea.

Shiatsu

“O Shiatsu é manipulado em todos os 12 meridianos yin e yang do corpo, seguindo os princípios básicos da Acupuntura, com uma única diferença: na Acupuntura usa-se agulhas para estimular ou sedar os pontos; no Shiatsu é usada apenas a pressão dos dedos”, ressalta a especialista em Medicina Tradicional Chinesa, Gianny Pastri Corsi, da clínica Espaço R.I. Segundo ela, a técnica é utilizada no reequilíbrio energético do corpo, visando o tratamento clínico geral, tratamento localizado da dor, o relaxamento, e o mais importante, a preservação do equilíbrio energético do organismo. “O Shiatsu é indicado para desequilíbrios emocionais e sexuais, insônia, ansiedade, dores de cabeça, cólica, dores nas costas e articulações, além de melhorar a circulação sanguínea e o tônus da pele, equilibrar o sistema nervoso, e aumentar a capacidade do corpo de eliminar toxinas”, enumera.

Spiral Taping

A técnica japonesa trata problemas articulares e musculares por meio da colagem de fitas adesivas em pontos específicos. As fitas equilibram a cadeia muscular fazendo desaparecer os sintomas, ou podem ser colocadas diretamente no ponto de dor. As fitas não têm nenhum medicamento, os resultados positivos são obtidos pela colagem correta no ponto certo. É indicado para as doenças do trabalho como DORT (Distúrbios Osteo musculares Relacionados ao Trabalho) e LER (Lesões por Esforços Repetitivos), lesões desportivas e problemas ortopédicos, com o desaparecimento da dor em 80% dos casos e em poucas sessões.

Tailandesa

Baseada nos princípios da medicina Ayurveda, no yoga e no budismo, a massagem tailandesa também utiliza a pressão com o polegar como no shiatsu, mas com canais de energias próprios chamados de Sen. A técnica é composta ainda por massagem coma a palma da mão e as plantas dos pés, e alongamentos similares às posturas de yoga. Tem como benefícios o relaxamento, a flexibilidade, melhora na circulação sanguínea e a remoção de toxinas do organismo.

Tui ná

De origem chinesa, a massagem terapêutica Tui ná é utilizada para liberar a energia estagnada do organismo. Por meio de manobras de deslizamentos nos meridianos energéticos e pontos reflexos, a técnica equilibra o yin e o yang restabelecendo a saúde do corpo.

Watsu

Inspirada no Shiatsu, a terapia criada pelo americano Harold Dull, uni os princípios da massagem japonesa com os benefícios da água. A sessão é realizada em piscina aquecida, o que promove um relaxamento ainda maior para o paciente. A técnica é indicada para o tratamento de mal de Parkinson, enxaqueca, artrite, artrose, derrame e fibromialgia. Também tem bons resultados para os pacientes com problemas emocionais.

 

Informações:

** Espaço R.I

The Square – Rodovia Raposo Tavares, km 22 – Cotia

Tel.: 2898-9698

www.espacori.com.br

 

** Instituto A Luz

Rua José Soares de Azevedo, 151 – Taboão da Serra

Tel.: 11. 4786-5026

www.institutoaluz.com.br

 

** Serenidade do Toque

Rua França Pinto, 231 – Vila Mariana

Tel.: 11. 3253-5021

www.serenidadedotoque.com.br

 

 

“Nossa visão está em nossas mãos”

Conheça o trabalho realizado há mais de 10 anos na Serenidade do Toque, empresa que capacita jovens e adultos deficientes visuais nas técnicas da massagem

site4-mCom foco na qualidade de vida por meio dos benefícios da massagem e do cuidado com o corpo e a mente, a Serenidade do Toque é uma empresa que atua há mais de 10 anos em parceria com a Associação Laramara e Fundação Dorina Nowill, para a formação e capacitação de jovens e adultos deficientes visuais, cegos e com baixa visão, na arte da massoterapia.

“Nosso trabalho vai muito além da transmissão de técnicas e de conhecimentos da arte milenar da massagem, nossos cursos são gratuitos dentro das Instituições para deficientes visuais, buscamos também a inclusão social e econômica, criando oportunidade de trabalho, além de melhorar a autoestima e o convívio social dessas pessoas”, explica a massoterapeuta e diretora administrativa da Serenidade do Toque, Alice Kuhl Rossi.

A Serenidade do Toque é a única no Brasil com método próprio e material didático todo adaptado para os deficientes visuais. “No curso básico ministramos duas técnicas, quick massage e reflexologia podal, são 120 horas de curso e a maioria dos nossos formandos segue carreira. Ao todo já formamos cerca de 320 pessoas”, conta Alice. “Também oferecemos gratuitamente, acompanhamento psicológico em grupo, palestras e workshops semanais sobre assuntos diversos”, completa.

Além dos atendimentos realizados na clínica localizada na Vila Mariana, zona Sul da capital paulista, que somam mais de 300 por mês, os terapeutas da Serenidade do Toque também atuam em eventos corporativos, feiras, congressos e implantam espaços terapêuticos “in Company”.

Na clínica são oferecidas as seguintes técnicas, com preços acessíveis a população: shiatsu, massagem clássica e alinhamento quiroprático (R$ 60,00), reflexologia (R$ 25,00) e quick massage (R$ 15,00). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 16h.

“Para seguir com nosso trabalho contamos com o apoio e parceira de empresas que acreditam na nossa missão e contribuem para o desenvolvimento de nossos projetos, além de continuarem facilitando a inclusão de centenas de pessoas com deficiência visual que nos procuram”, esclarece Alice. “Nosso sonho é ter um mantenedor para conquistarmos nossa clínica própria e assim conseguir empregar mais pessoas”, finaliza.

Para colaborar ou obter mais informações sobre a Serenidade do Toque, entre em contato pelo telefone 11. 3253-5021 ou pelo site www.serenidadedotoque.com.br.