Gastronomia: Japoneses premiados

0
558

Confira os restaurantes orientais agraciados no Michelin 2016, o guia de restaurantes mais famoso do mundo  

Fotos Divulgação

PREMIA+ç+âO DOS GUIAS MICHELIN NO COPACABANA PALACENo início de maio a Michelin lançou a 2ª edição do Guia Michelin Rio de Janeiro & São Paulo, com uma seleção de 44 hotéis e 160 restaurantes. O guia, que oferece as melhores opções aos viajantes ao redor do mundo, conta atualmente com 27 publicações, que cobrem 26 países em quatro continentes. Entre os brasileiros agraciados com uma estrela, seis deles são japoneses, uma prova que a culinária japonesa no Brasil continua empolgando os inspetores do guia.

Na edição 2016 o guia de restaurantes mais famoso do mundo contemplou mais quatro restaurantes com sua primeira estrela. Um na cidade maravilhosa, o Eleven Rio – que oferece uma cozinha internacional com influências locais, e três na capital paulista: o Esquina Mocotó, do elogiado chef Rodrigo Oliveira, que propõe uma cozinha popular brasileira; o Tête à Tête, de influências internacionais; e finalmente o restaurante Kan Suke, do chef Keisuke Egashira, que oferece aos seus clientes uma requintada cozinha japonesa.

Ao todo, o Michelin destaca 18 restaurantes com uma estrela nas duas cidades. Além do Kan Suke, os também japoneses Kosushi, do chefe George Koshoji, Huto, do restaurateur Fábio Honda, Jun Sakamoto, do chef Jun Sakamoto, e Kinoshita, do chef Tsuyoshi Murakami, em São Paulo, e o Mee, no Rio, do chef Rafael Hidaka, que além do Japão se dedica a outras culinárias asiáticas, conseguiram manter suas estrelas.

O D.O.M., do famoso chef Alex Alata, continua sendo o único restaurante brasileiro considerado excelente pelos avaliadores do guia, classificado com duas estrelas. Já na seleção Bib Gourmand – em que são selecionados os estabelecimentos que oferecem uma boa relação de qualidade e preço aos seus clientes, uma vez que oferecem um menu completo de até R$ 90,00 – 9 novos restaurantes foram selecionados nas duas cidades. Só em São Paulo, dos 19 agraciados, dois apresentam temáticas asiáticas: o Tian, restaurante asiático contemporâneo da chef tailandesa Marina Pipatpan; e o Miya, contemporâneo com influências asiáticas e europeias, do chef Flávio Miyamura.

“A seleção 2016 é o reflexo do que está se passando neste momento na cena gastronômica do Rio de Janeiro e de São Paulo: dos populares botecos aos restaurantes mais luxuosos, a qualidade, a riqueza e a diversidade oferecidas pela culinária brasileira continuam a crescer ano após ano”, ressalta o diretor internacional dos guias Michelin, Michael Ellis. “Este dinamismo é gerado pelos profissionais do segmento, que continuam a viajar e a se aperfeiçoar através de treinamentos e formações no exterior, contribuindo para enriquecer a gastronomia local. Como resultado, vemos uma extraordinária capacidade dos chefs de nos surpreender e de renovar suas visões gastronômicas, através da mistura de produtos locais com novos sabores, aromas e texturas”, completa.

Guia-Michelin_2016Sobre o guia

Criado em 1900, o guia Michelin sempre busca novos endereços e achados raros ao redor do mundo. Seus inspetores testam todos os dias, os mais variados estilos de cozinha, sempre anônimos, se comportam como clientes comuns, pagam suas contas, e avaliam cada prato com base em cinco critérios: a qualidade dos produtos utilizados; a personalidade da cozinha; a técnica de cozimento e a harmonização dos sabores; a relação qualidade-preço; e a regularidade. São concedidos às melhores casas o Bib Gourmand ou estrelas, baseado na qualidade da cozinha, em atribuições decididas em colegiado. Conforto e serviço são classificados separadamente

O guia Michelin Rio de Janeiro & São Paulo 2016 estará acessível gratuitamente em todas as plataformas digitais por meio de aplicativo (iOS e Android). A versão impressa está a venda pelo valor de R$ 80,00.

Estrelados

Confira os restaurantes de São Paulo e Rio de Janeiro premiados pelo Guia Michelin 2016

 

São Paulo

2 Estrelas

** D.O.M.

1 Estrela 

– Attimo

– Dalva e Dito

– Esquina Mocotó

– Fasano

– Huto

– Jun Sakamoto

– Kan Suke

– Kinoshita

– Kosushi

– Maní

– Téte à Téte

– Tuju

Bib Gourmand

– Antonietta Empório

– Arturito

– Le Bife

– Bona

– Brasserie Victória

– Casa Santo Antonio

– Ecully

– Jiquitaia

– Manioca 

– Marcel

– Mimo

– Miya

– Mocotó

– Petí Gastronomia

– Sal Gastronomia

– Tartar & Co

– Tian

– Tordesilhas

– Zena Caffè

 

Rio de Janeiro

 1 estrela

– Eleven Rio

– Lasai

– Mee

– Olympe

– Roberta Sudbrack

Bib Gourmand

– Anna

– Artigiano

– Entretapas (Botafogo)

– Entretapas (Jardim Botânico)

– Gurumê

– Lima Restô Bar

– Miam Miam

– Oui Oui

– Pomodorino

– Restô

– Riso Bistrô