Tradição: Equilibrio Cósmico – Hinukan

0
2008

 O Hinukan representa a energia cósmica de transformação que faz parte do nosso meio, ela está relacionada ao Utaki – Bosque Sagrado que representa a mãe natureza, existindo uma relação próxima entre o “Niya – casa raiz da vila”. Criando uma conexão com toda a comunidade, através do Hinukan existente em todas as casas.

Shinji Yonamine E no plano acima temos o Nirai Kanai, que é uma energia cósmica que envolve a natureza. Assim, em Okinawa, para reverenciar o Nirai Kanai faz-se uma oração na praia voltada para o além-mar, criando um círculo de leste ao oeste com o Utaki – Bosque Sagrado.

E tem como plano superior denominado “Obutsu Kagura – considerado um plano angelical onde está o divino”, assim podemos considerar por esta relação, uma conexão direta através do Hinukan como sendo um mensageiro que nos leva a Deus.

Nas casas em Okinawa, o santuário da família, “Butsudan ou Gwansu” é onde são reverenciados os antepassados, fica na sala principal criando um status familiar, pois quanto mais antepassados reverenciados através de gerações, maior a sua representatividade perante a vila.

O Hinukan é a forma mais antiga de reverenciar os deuses, este culto é considerado mais importante que o culto aos antepassados. No passado, o Hinukan era constituído por três pedras representando o fogão primitivo. Atualmente, o Hinukan fica acima do fogão, onde todos os materiais utilizados: vasos, incensário (koro) e o pires são de cor branca, e todos os seus componentes têm relação com a natureza.

Simbologia:

  • Vaso com folhas verdes:  Representa à natureza.  No Japão OYA (pai) é representado por três letras individualmente, tem como significado: olhai uma árvore de pé. Isto é, a folha fortalece o galho, o galho o  tronco, e o tronco a raiz, deste modo o Hinukan tem um significado profundo na relação familiar;
  • Água: Vida;
  • Sal: Purificação;
  • Arroz e Moeda: Fartura;
  • Saquê: Considerado a bebida dos deuses;
  • Koro ou Incensário: Como base de sustentação para o incenso, é necessário elementos que a princípio tenha a relação com a energia da natureza. São utilizados areia do mar onde existe o movimento contínuo das ondas ou mesmo do rio onde bate a correnteza e também a terra que é lavrada continuamente.

Dependendo do costume familiar, há pequenas diferenças quanto à composição das oferendas.

Os rituais do Hinukan são dirigidos sempre pela mulher mais idosa da casa. Ela oferece as orações no 1º dia e no 15º dia de cada mês ou em ocasiões especiais. Os homens normalmente não rezam no Hinukan, pois o domínio deste lugar é da mulher.

São acesos 15  senkos  (incensos), em reverência aos 12  signos, e mais 3 senkos que representam o divino.

A água é trocada, todos os dias de manhã. No Hinukan não há uma oração específica. Normalmente a pessoa que comanda o ritual do Hinukan utiliza o sal que é ofertado no Hinukan para fazer um saquinho (patuá) para os elementos da família usarem como proteção.

Ugan bututi é quando se dá o término das atividades no Hinukan. Considera-se que a partir do dia 24 de dezembro até o dia 04 de janeiro, a energia do Hinukan vá prestar contas com as divindades.

Quando algum filho mudar de residência e quiser cultuar o Hinukan, ele leva um pouco das cinzas do Koro da família. Caso a senhora que cuida do Hinukan venha a falecer, quem dá continuidade aos rituais é a nora ou a pessoa mais idosa da casa.