Festival: Para toda família

0
612

Tradicional Festa do Verde da Kibô-no-iê chega a 38ª edição e traz diversas atividades e apresentações culturais

Fotos Divulgação Kibô-no-iê

 Nos dias 24 e 25 de setembro, a Sociedade Beneficente Casa da Esperança Kibo-no-iê, entidade filantrópica de amparo à pessoa com deficiência intelectual, realiza a tradicional Festa do Verde. Em sua 38ª edição, o evento marca o início da primavera e é considerada uma das maiores festas beneficentes da comunidade nipo-brasileira.

 O evento, que acontece todos os anos desde 1978, recebe até 15 mil visitantes, nos dois dias de festa, e conta com o apoio de cerca de dois mil voluntários, patrocinadores e apoiadores para a sua realização. Todos os recursos são destinados à manutenção da Kibô-no-iê e de seu trabalho social.

silvia Voltada para toda família, a festa reúne diversas atrações da cultura japonesa e se destaca pelo espírito de harmonia e solidariedade. A entidade transforma a sede de Itaquaquecetuba em palco de apresentações artísticas, culturais e exposições, em um ambiente onde todos podem se divertir com seus amigos e familiares e ainda fazer o bem.

 Um dos destaques da programação é a apresentação dos residentes da entidade. Sempre muito aguardada pelo público, os internos dão um show de alegria e superação.

 Além disso, há diversos shows, visita monitorada às instalações da sede, Espaço Meio Ambiente, bazar com produtos variados, oficinas culturais, área dedicada às crianças, com brincadeiras e barracas de jogos, e o Espaço Aflord com venda de flores, sacolão com verduras, legumes e frutas de ótima qualidade.

 Completa o evento, o espaço gastronômico, que traz diversos pratos típicos da culinária oriental, o tradicional churrasco brasileiro, além dos famosos sonhos, preparados pela Associação de Pais dos Residentes.

 Para participar dessa grande festa e colaborar com a manutenção da Kibô-no-iê os convites, antecipados ou na porta, custam R$ 5,00. Crianças de até 8 anos e idosos com mais de 60 anos estão isentos da contribuição. Para facilitar a chegada até a sede da entidade, transporte fretado, a R$ 5,00 (ida e volta), sairá do viaduto Mie Ken, altura do número 350 da rua da Glória, no bairro da Liberdade, a partir das 9h no sábado, e a partir das 8h no domingo. Nos dois dias o retorno será às 15h.

A entidade

 Em 1963, a assistente social japonesa Koko Ichikawa fundou a Sociedade Beneficente Casa da Esperança “Kibô-no-Iê”, que foi oficialmente reconhecida em 08 de janeiro de 1970.

 Atualmente, a sede localizada em Itaquaquecetuba, na Região do Alto Tietê, atende 70 adultos, de idades variadas, com deficiência intelectual que vivem na entidade em sistema de internato. Entre as deficiências estão síndrome de Down, paralisia cerebral, distrofia muscular progressiva e outras doenças relacionadas a fatores genéticos e adquiridos.

 A manutenção da entidade é feita pelo trabalho de mais de 90 funcionários e uma equipe de 40 diretores voluntários, com o apoio de centenas de voluntários, que oferecem condições de desenvolvimento e bem-estar as pessoas com deficiência intelectual e seus familiares, apoiando o convívio com a sociedade.

 Os internos, sempre bem-humorados e comprometidos, realizam diariamente diversas tarefas, além das tradicionais atividades clínicas, como as consultas com médicos, fisioterapeutas e dentistas, ainda participam de tarefas lúdicas, educativas e culturais como oficinas de artesanato, musicoterapia, karaokê, aulas de computação, alfabetização e cuidados com a horta.

Informações

38ª Festa do Verde

Data: 24 e 25 de setembro de 2016

Horário: Sábado das 10h às 18h e domingo das 9h às 17h

Local: Travessa Hideharu Yamazaki, s/nº da Estrada do Tronco (altura do km 206 da Via Dutra) em Itaquaquecetuba / SP

Tel.: 11. 5549-2695

www.kibonoie.org.br