Que as atividades físicas fazem bem à saúde e trazem ótimos resultados estéticos todo mundo já sabe. O que muitos se esquecem, ou ainda se surpreendem, é que a prática regular é capaz de prevenir uma série de doenças, ou até mesmo tratá-las. Pensando nisso, a editoria de Esportes da revista Mundo OK embarca no Setembro Vermelho, campanha de combate às doenças cardiovasculares, e pede licença aos atletas profissionais para incentivar os esportistas amadores a movimentarem mais seus corpos.
“A atividade física atua tanto na parte cardiovascular quanto nos grupos musculares do indivíduo. Promove o controle do sobrepeso, da obesidade, da hipertensão arterial, diminui o estresse, aumenta o colesterol bom (HDL) e controla a glicemia. Fatores esses que aumentam o risco cardiovascular”, explica a médica cardiologista do Hospital Santa Cruz Gisele Carvalho de Brito Magalhães.
E para obter todos esses benefícios não é necessário almejar uma medalha olímpica, uma simples caminhada de 30 minutos já apresenta bons resultados. Além disso, há também ganhos no aumento da autoestima, mais disposição, perda de peso e bem-estar. Mas, é claro, tudo isso quando realizado com periodicidade.
De acordo com a Dra. Gisele, o recomendado é praticar exercícios físicos de 3 a 5 vezes por semana, com intervalos regulares, para indivíduos saudáveis. No entanto, é preciso lembrar que cada pessoa tem o seu ritmo e tipo de treino adequado, por isso, tempo e frequência devem ser individualizados. “O tempo inicial de duração das atividades para sedentários, por exemplo, deve ser de 20 a 30 minutos”, explica a médica.
No Brasil, milhares de mortes poderiam ser evitadas se a prática de esportes fosse inserida na rotina das pessoas. No entanto, dados da VIGITEL (Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico realizada pelo Ministério da Saúde) apontam que mais de 60% dos brasileiros são sedentários e a obesidade atinge uma em cada cinco pessoas.
Para reverter esse quadro, que tal se animar e começar a dar mais movimento à sua vida, e de quebra ainda ganhar saúde e cuidar do coração?
Movimente-se!
Pratique por prazer: escolha praticar uma atividade que você goste, para não desistir no meio do caminho.
Hábitos na rotina: desça um ponto antes ou depois e caminhe até o seu destino, troque o elevador pela escada, leve seu cachorro para passear…
Companhia: treine com amigos, assim um incentiva o outro, participe de grupos e esteja aberto a novas amizades, pois o convívio social também faz bem ao coração.
Check-up: consulte um médico e realize exames para avaliar as suas condições físicas e evitar lesões.
Redação: Cibele Hasegawa