No final do mês de Julho, a escola de samba Águia de Ouro teve a primeira edição do Águia Matsuri, trazendo a cultura japonesa (mais uma vez) para dentro da escola. Realizado pela escola, em parceria com o Instituto Paulo Kobayashi e com a Little League Brasil de Beisebol, os visitantes puderam aproveitar um domingo com diversas apresentações musicais, palestras, oficinas de origami, kirigami, pipas, mangá, gastronomia oriental e claro, samba com a Batucada da Pompéia, a famosa bateria da escola.
A Águia de Ouro está intimamente ligada a comunidade japonesa, além de já ter apresentado um samba enredo sobre os 120 anos do tratado de amizade, comércio e navegação Brasil e Japão em 2015, recebeu pela primeira vez no Brasil, um carro alegórico vindo diretamente do Japão, o Tachineputa. Além disso, a alguns anos a escola já viaja anualmente para o Japão para desfilar com seus membros do carnaval de Asakusa em Tokyo e também para aulas e workshops para escolas de samba japonesas.
O evento contou com uma palestra sobre Okinawa com o nosso colaborador Shinji Yonamine, etiqueta japonesa com Lumi Toyoda, Ikebana, karatê, Yosakoi, shows de Edgar Ishida, Ricardo Nakase, Karen Ito, Ryukyu Koku Matsuri Daiko e do nosso parceiro Shubu Dojo, com apresentação de Aikido do Sensei Vagner Tome.