Após os períodos de fortes chuvas, seguido pelo forte calor do verão japonês, chega a temporada dos taifus (tufões). Os japoneses seguem atentos aos noticiários e as informações das agências meteorológicas e estão se preparando para a chegada de um supertufão com o nome de Higibis, este que é o Taifu nº 19 e segundo especialista, pode ser o pior de todos os tempos.
De acordo com a Agência de Meteorologia do Japão-AMJ, às 6h de sexta-feira (11/10) ele está com pressão atmosférica central de 925 hPa, a oeste das Ilhas Chichibu, se movendo a 25 Km/h.
A partir da tarde de sábado (12/10) deverá fazer o curso do Oceano Pacífico e atingir proximidades de Nasushiobara (Tochigi), por volta das 15h de domingo (13/10).
Se continuar com essa mesma potência a previsão é de que os danos sejam o maior de todos os tempos, desde 1991, quando começaram a coleta dos dados.
Estima-se que seja muito pior do que o anterior, de número 15, que atingiu parte de Shizuoka e Chiba, causando sérios danos, pois o Hagibis é 10 vezes maior do que o anterior. Nessa ocasião as fortes rajadas de vento levaram telhados, ocorreu apagão em larga escala, interrupção do fornecimento de água e de telefonia, mas a chuva foi fraca.
Previsões de tempestade, chuva e apagão
No caso do tufão de número 19, além das fortes rajadas de vento traz chuva torrencial. Por influência dele a chuva pode se tornar mais forte desde a tarde de sexta-feira, em ampla área do arquipélago principal.
Os índices pluviométricos acumulados poderão chegar a:
- 600 a 800mm em Tokai
- 400 a 600mm em Kanto Koshin
- 300 a 50mm em Hokuriku e Ilhas Izu
- 300 a 40mm em Tohoku e Kinki
- 200 a 300mm em Chugoku
- 50 a 100mm em Hokkaido
Com chuvas torrenciais os rios poderão transbordar e aumentam os riscos de deslizamentos. A recomendação é ficar atento aos comunicados das autoridades locais.
As rajadas de vento tendem a ser muito fortes. A velocidade máxima prevista para cada região é de:
- 45m/s em Tokai (162Km/h)
- 40m/s em Kanto Koshin (144Km/h)
- 30m/s em Kinki (108Km/h)
- 28m/s em Tohoku (100Km/h)
- 25m/s em Hokuriku e Shikoku (90Km/h)
Além da chuva e tempestade é preciso tomar cuidado para quem vive próximo ao litoral porque com a maré alta e aproximação do tufão a situação torna-se perigosa. Especialmente nas áreas costeiras de Kanto é preciso cautela, pois a elevação das ondas podem causar inundações.
Há sério risco de ocorrer apagões em vários pontos do país. Portanto, é orientado aos cidadãos que tenham em mãos lanternas e velas para se prevenir.
O mapa abaixo é só uma previsão, mas conforme se vê em vermelho, quem mora na costa do Pacífico, nas províncias de Mie, Aichi, Shizuoka, Kanagawa, Chiba e Ibaraki devem ficar em alerta. Em amarelo são os locais que pedem cuidado.
Situação da semana:
Segundo relatos de brasileiros que vivem nas regiões de Aichi, Hamamatsu, Shizuoka e Kanto, as pessoas estão ligeiramente preocupadas com a chegada do tufão. Assim como fazem os japoneses locais, muitos estão procurando estocar água, alimentos, remédios para casos de emergência e baterias em caso de apagões. Porém, o que muitos vem relatando é que há estabelecimentos comerciais já com falta de mercadorias em seus estoques.
Eventos esportivos cancelados:
A perspectiva da chegada devastadora do supertufão Hagibis ao Japão no sábado fez com que a FIA, em conjunto com a organização da Formula 1, tomasse uma decisão que já era ventilada na última quinta-feira no paddock em Suzuka. Todo o cronograma previsto para sábado, como o terceiro treino livre e a classificação, foi cancelado por decisão da entidade divulgada nesta sexta-feira. A definição do grid de largada vai acontecer, mas assim como em 2003 e 2010, terá lugar na manhã de domingo no circuito japonês. O horário da sessão que vai definir o pole-position da 17ª etapa da temporada 2019 de F1 está marcado para 10h (horário local, 22h de sábado no horário de Brasília). Já a corrida está mantida para 2h10, horário de Brasília, mas dependendo da situação ela poderá ser mexida também.
Com a chegada da F1 ao Japão nesta semana, a FIA anunciou que estava “monitorando de perto” a aproximação do Hagibis. Na última quinta-feira, a F4 Japonesa, que tinha a previsão de realizar uma etapa de exibição neste fim de semana como evento-suporte da F1 em Suzuka, anunciou o cancelamento de todas as atividades previamente marcadas.
A organização da Copa do Mundo de Rugby 2019 que está sendo realizada no Japão tomou a drástica decisão de cancelar duas partidas marcadas para sábado: Nova Zelândia x Itália, que aconteceria em Toyota — cidade 56 km distante de Suzuka — e o clássico Inglaterra x França, que seria disputado em Yokohama. O jogo entre os anfitriões japoneses e os escoceses também é dúvida para a sua realização. Ainda não foi informado se as partidas serão remarcadas.
A World Rugby, entidade que governa o esporte e, autoridades do torneio disseram que a decisão foi tomada devido aos transtornos esperados, particularmente no transporte.
Transporte e Telefonia
A Companhia Ferroviária JR East informou que deve suspender alguns serviços de trem neste fim de semana por causa da passagem do tufão na região metropolitana de Tóquio. A companhia japonesa disse que vai anunciar a decisão de possíveis cancelamentos em seu site, nesta sexta-feira (11/10).
Quatro grandes operadoras de telefonia do Japão estão se preparando para possíveis interrupções nos serviços. As empresas dizem que estão se organizando para enviar estações móveis de telefonia e veículos de fornecimento de energia. Também estão trabalhando para assegurar funcionários suficientes para lidar rapidamente com eventuais problemas.
Um tufão que atingiu o país no mês passado causou blecautes em massa na província de Chiba, perto de Tóquio, e muitas pessoas ficaram sem acesso a serviços de telefonia móvel.
Ainda sem confirmação, deverão acontecer entre sexta-feira até domingo o cancelamento de diversos vôos em vários aeroportos japoneses. Alguns que deverão ter o Japão como seu destino poderão ser desviados para outros aeroportos tanto dentro ou fora do país.
Dicas:
Se você estiver no Japão e em alguma das cidades que provavelmente vai ser atingida pelo taifu:
- Procure armazenar uma boa quantidade de água e alimentos.
- Tenha em locais de fácil acesso remédios e kits de emergência.
- Tenha pilhas/baterias para lanternas e procure deixar a bateria de seu smartphone carregada e se possível tenha um powerbank (carregador de bolso).
- Em caso de apagão, procure não ficar abrindo a porta da geladeira para que ela não perca a temperatura baixa.
- Certifique de que as portas e janelas estejam bem fechadas e nunca fique próximo às janelas em situações de ventos fortes pelo motivo dos vidros poderem quebrar e voar estilhaços.
- Procure não sair de casa, mas caso precise e estiver chovendo muito forte, procure lugares altos e longe de redes elétricas e, nunca se abrigue debaixo de árvores.
- Fique alerta para todos os anúncios feitos pelas autoridades de sua cidade ou região e principalmente as ordens de evacuações.
Caso você não esteja no Japão, mas tem amigos ou parentes por lá:
- Repasse o máximo que puder os alertas para que eles possam ir se orientando.
- Procure ficar atento às informações que chegam de lá e também mantenha contato com seus conhecidos que estão por lá.
Fontes: AMJ, Nikkei, ANN, NHK e Weather News via Portal Mie, Terra – Link 1, Link 2, Site Grande Premio, Exame
Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo Facebook, Twitter e Instagram.