Com novo formato e atrações para todos os gostos, Anime Friends supera todas as expectativas
Redação/Imagens: Alexandre Aquino (sucodepera.com.br)
A comemoração dos 10 anos de Anime Friends não poderia ter sido melhor. Em julho, o tradicional evento reuniu milhares de pessoas para uma celebração ao mundo do entretenimento. Ou melhor, para uma grande confraternização entre diversas pessoas, das mais variadas tribos: estavam lá os gamers, fãs de animês e mangás, “nerds”, roqueiros, famílias… todos com um único intuito, o de se divertir ao máximo. Pelas respostas positivas e sorrisos do público, o objetivo fora alcançado.
Quem foi, pôde desfrutar de áreas temáticas, divididas de acordo com um segmento. Na Brasil Comic Con, fãs e artistas se encontraram para saber mais do mercado, bem como participar de palestras, conferir exposições e trocar ideias. Na SP Game Show, as empresas Saga e Leveu Up mostraram que o País é um grande pólo de jogos online, angariando centenas de pessoas, durante os oito dias de evento. Aos amantes de cultura oriental, o espaço Asia Fest trouxe atrações relacionadas à dança, música e cultura pop. Na ocasião, a tradição dos concursos de beleza da comunidade também deu um tom especial, com o Miss Ásia 2013.
Para a Yamato Comunicação e Eventos, todo o trabalho árduo e incessante foi recompensador. Trabalho esse, diga-se de passagem, que durou um ano e foi ganhando corpo ao longo dos últimos meses. “Nosso esforço foi direcionado para um evento realmente inovador, oferecendo qualidade e um nível até então não visto nos eventos de entretenimento. O resultado foi fantástico”, explica o diretor executivo da Yamato e idealizador do Anime Friends, Takashi Tikasawa. Ainda segundo o empresário, a soma de esforços e o grande interesse por parte de empresas de diferentes setores realçou o brilho do evento.
“Pelo histórico e atenção que temos com todos aqueles que acreditam no projeto, fechamos muitas parcerias com empresas. Tivemos, também, executivos japoneses de grandes empresas prestigiando e conhecendo o Anime Friends. Saíram com uma ótima impressão e, com certeza, teremos grandes novidades”, adianta Tikasawa. Aos fãs, portanto, resta aguardar por novidades. E não só do Japão, pois, a tendência – assim como nessa edição – é expandir a área de atuação, especialmente com atrações americanas.
Outro diferencial do evento foi o local. Instalado no Campo de Marte, o Anime Friends contou com muito espaço ao ar livre. O palco principal, por exemplo, ficou pequeno frente à grande dimensão do evento como um todo. Somente na “arena”, mais de 15 mil pessoas puderam assistir às apresentações e shows de artistas nacionais e internacionais.
“Fizemos questão de tocar no Anime Friends, primeiro pelo público. E segundo pela grandiosidade deste evento, tão consolidado em São Paulo. E é bem interessante tocar em uma base aérea, um conceito novo e agradável”, disse o músico André Matos, que abriu o primeiro dia tocando clássicos da carreira solo e de sua antiga banda, o Angra. “Foi tão especial que preparamos um setlist completo, com mais de duas horas.”
“Até logo, Brasil” – Dentro da grade programação, os artistas japoneses chamaram a atenção pelas apresentações performáticas e um grande carisma no palco. Estavam todos os “medalhões”, bastante conhecidos pelo público: Akira Kushida, Hironobu Kageyama, Chihiro Yonekura, Yumi Matsuzawa e o famoso ator de “Jiraya”, Takumi Tstsui. Os “estreantes” também não ficaram para trás, pois bandas como Orskaband, do Japão, e a americana Eyeshine levantaram o público com suas canções enérgicas e famosas no meio anime/mangá.
“Venho há 10 anos para o Anime Friends, sinto-me em casa no Brasil. Por vezes, converso com outros cantores e, pela idade, até penso que não poderei ir. Porém, vai chegando próximo de julho e aquela ansiedade já começa. No fim, não tem jeito: eu tenho que vir para cá e encontrar essa família. É sempre um reencontro prazeroso e saudável”, destaca Kushida, artista com mais de 30 anos de carreira e intérprete de músicas de seriados japoneses conhecidos no Brasil, como Jaspion, Sharivan, Jiban, Jiraya. “Então, só tenho a agradecer e dizer: até logo, Brasil.”
Por parte dos “brazucas”, a emoção também falou alto. Especialmente para a Família Lima, pois prepararam um repertório baseado nas composições próprias e músicas de seriados japoneses, “uma verdadeira inovação em nossa carreira”, como explica o músico Moisés Lima, fã ardoroso de cultura pop japonesa. “Subir no palco com o Akira Kushida e acompanhar músicas dos seriados foi emocionante. Revivemos os tempos de infância, quando assistíamos aos seriados. Hoje, tocamos com um ícone. Já tocamos em diversos locais, inclusive para o papa, mas a sensação de estar no Anime Friends é única. Uma grande festa e uma energia contagiante”, explicou. “A emoção fala alto e isso é o que definiu este Anime Friends.”