‘Bunkyo Rural’ promove debates sobre o sistema agrícola no Brasil
O mês de setembro é bastante agitado para a comunidade nipo-brasileira. Principalmente para quem é ligado à produção rural e ao campo, pois, o Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) promove mais uma edição do aguardo encontro “Bunkyo Rural”, no qual se discute os rumos, novidades e panoramas de quem trabalha ou convive no meio agrícola.
O evento, promovido na Associação dos Agricultores de Cocuera, em Mogi das Cruzes, tem como tema “Alimento Saudável, Lucro para Todos”, abordando especialmente as novas formas de cultivo saudável de alimentos, mas sem perder de vista os bons negócios. Entre as palestras, diferentes especialistas vão abordar assuntos como Associativismo, Comercialização de Produtos, Agricultura de Precisão, Código Florestal, Microbiologia do Solo e Manejo do Solo e Nutrição. Entre as atividades também estão programadas visitas técnicas a produtores da região (frutas, hortaliças e cogumelos).
O evento, que está em sua quarta edição, resgata um dos temas mais interligados aos nipo-brasileiros, pois, nos primórdios da imigração, a grande maioria dos imigrantes japoneses foi para o campo, contribuindo – até os dias atuais – para uma agricultura mais forte no Brasil.
De acordo com os coordenadores do encontro, e cuja comissão é presidida por Kiyoji Nakayama, o Bunkyo quer aprofundar as discussões sobre as mudanças socioculturais e ambientais que afetam o sistema da produção e abastecimento agrícola no Brasil. Sendo, portanto, “necessário redirecionar e fortalecer os nossos propósitos de proteger e ampliar as questões da saúde, educação e mudanças de hábitos, e ao mesmo tempo implementar integração entre agricultores, produtores e pesquisadores das áreas afins”.
Visitas – Além de palestras e paineis, os participantes do Bunkyo Rural se dividem em três grupos que vão acompanhar as visitas técnicas a produtores da região. Os proprietários recebem as turmas para compartilhar seus conhecimentos sobre a produção de frutas, hortaliças e cogumelos. No “Grupo Hortaliças”, os participantes conferem os mais de 20 tipos de hortaliças (folhosas, raízes, aromáticas entre outras) com venda direta aos clientes e feirantes; no “Grupo Frutas”, diversas espécies frutíferas como Caqui rama forte, Caqui Guimbo, Caqui Fuyu, Nêspera Fukuhara e Atemoia serão mostradas, bem como a tecnologia de cultivo utilizada; e, no “Grupo Cogumelos”, os visitantes ouvem as explicações sobre fungicultura junto ao Grupo Urakami, que produz as variedades Shimeji, Eryngui, Shiitake, Portobello, Champignon, Nemko e Enoki. O grupo produz cerca de 55 toneladas/mês do alimento.
4° Encontro Bunkyo Rural
Tema geral: Alimento Saudável, Lucro para Todos
Dias 13, 14 e 15 de setembro de 2013
Local: Associação dos Agricultores de Cocuera
Estrada Mogi-Salesópolis, Km 9,5 – Bairro Cocuera – Mogi das Cruzes – SP
(Rod. Prof. Alfredo Rolim de Moura – SP 88)
Informações / Inscrição / Programação: www.bunkyorural.com.br