Bebida: Pausa para o chá

0
811

Bebida tradicional na Ásia, o chá verde conquista o paladar dos brasileiros (e ajuda na saúde)

Imagem: Reprodução

Que o brasileiro adora um café, não resta dúvidas. Mas, quem também entrou na lista de bebidas “queridinhas” junto aos consumidores é o chá verde. Os motivos são variados: sabor único, aroma agradável e uma infinidade de benefícios à saúde. Tal popularização é visível, com a abertura de casa de chás nos grandes centros, a inserção do ingrediente em pratos e bebidas, bem como a diversidade de opções juntos às prateleiras dos supermercados.

O chá verde proporciona uma enorme gama de benefícios nutricionais. É o chá mais consumido nos países asiáticos, tanto pela tradição quanto pelos benefícios. A abundância em Vitamina C na composição do chá verde o torna promissor para o sistema imunológico, protegendo o organismo de inflamações. Ele também conta com flúor, que ajuda a fortalecer os ossos e prevenir as cáries. Há também relatos de o consumo diário da bebida ajuda a queimar calorias e promover o emagrecimento, por esse motivo o chá é tão associado às dietas.

País considerado um dos que mais consomem chás, o Japão cultiva o chá em dois tipos de plantações: coberta e descoberta. Das plantações cobertas surgem os tipos mais nobres de chá verde, feito com folhas de árvores parcialmente cobertas do sol e que recebem o nome genérico de Tencha. Das plantações descobertas são feitos outros chás, cujo preparo é mais fácil. São eles: Sencha – tipo mais comum de chá no Japão; Bancha – tipo de Sencha só que colhido entre o verão e o outono, tem sabor forte e refrescante; Genmaicha – mistura do Sencha com o Genmai (arroz torrado), que tira um pouco da amargura do chá; Hojicha – chá frito ou torrado, tem cor levemente avermelhada e pouca cafeína.

Enfim, variedades não faltam. Agora, é hora de uma pausa para, quem sabe, degustar um delicioso chá verde. Afinal, em climas mais frios, um chazinho quente é mais que reconfortante.

Dicas para consumir o chá verde

** Cuidado no preparo. A água não deve ser fervida e o chá deve ficar em infusão por um período de cinco minutos

** Ingerir cerca de três xícaras ao dia, de preferência uma hora antes das refeições

** Devido à presença de cafeína em sua composição, é aconselhável não beber chá antes de dormir

** Prestar atenção nas marcas intituladas “chá verde”. O chá verde verdadeiro é originário da planta Camellia sinensis.