Campanha de financiamento coletivo ajuda internos da Kibô-no-Iê
Foto Divulgação
O uso da tecnologia para melhorar a qualidade de vida de portadores de necessidades especiais já é uma realidade. Pensando nisso, a Casa da Esperança Kibô-no-Iê lançou, no começo do mês, uma campanha inovadora e bastante atual: o uso do crowdfunding, financiamento coletivo que consiste na obtenção de capital para iniciativas de interesse coletivo.
Toda a ação é realizada em parceria com a Juntos.com.vc, plataforma de crowdfunding voltada para entidades beneficentes e empreendedores sociais. O objetivo é atingir a meta de R$ 6.132,00 em um mês, valor que será revertido para o projeto “Comunicação Alternativa para Pessoas com Deficiência”, que comprará tablets e o aplicativo Livox, utilizados pelos internos com dificuldades de fala
De acordo com a entidade, as pessoas com deficiência intelectual, por vezes, encontram dificuldades para falar e se comunicar. Na Kibô-no-Iê não é diferente e, alguns dos internos, apesar de terem a compreensão do que está acontecendo ao seu redor, vontades e necessidades, não conseguem se expressar plenamente. A dificuldade de comunicação afeta o desenvolvimento de cada um e, principalmente, restringe sua independência. A intenção desse projeto é auxiliar no processo de interação desses internos, proporcionando qualidade de vida e mais autonomia.
Já o financiamento coletivo (crowdfunding) é a possibilidade de ter várias pessoas contribuindo com pequenas e médias quantias, de maneira colaborativa, para a realização de um projeto. Essa prática já é bastante utilizada em outros países e, atualmente, está crescendo e tornando muitas iniciativas possíveis aqui no Brasil. É usual que seja estipulada uma meta de arrecadação que deve ser atingida para que o projeto seja viabilizado. Caso os recursos arrecadados sejam inferiores à meta, o projeto não é financiado e o montante arrecadado volta para os doadores
A “Juntos” é uma plataforma virtual para arrecadação coletiva de doações financeiras vindas de pessoas físicas e jurídicas para organizações do terceiro setor. Para saber mais e conhecer os projetos de ONGs que já foram viabilizados, basta acessar: www.juntos.com.vc.