Existem imagens de comida em sua casa? Elas podem estar lhe deixando com fome, mesmo que você não esteja ciente de vê-las.
A análise da atividade cerebral por um grupo de cientistas da Universidade de Kyoto e outras instituições mostrou que informações relacionadas à comida provavelmente estimulam emoções relacionadas ao apetite em um nível subconsciente.
Pesquisadores da equipe mostraram imagens de alimentos como hambúrgueres, bem como imagens em mosaico sem sentido, para 22 homens e mulheres com idades entre 18 e 25 anos que não haviam comido por cerca de seis horas. Eles usaram ressonância magnética funcional, uma tecnologia que usa mudanças no fluxo sanguíneo para analisar a atividade cerebral, para estudar como seus cérebros reagiram.
O estudo mostrou que a atividade aumentou na região da amígdala do cérebro, que é responsável pelas emoções, quando imagens de alimentos foram mostradas por 1,5 segundos. A mesma área também mostrou atividade aumentada quando imagens similares foram mostradas por apenas cerca de 0,02 segundo, de modo que os sujeitos não perceberam que estavam vendo-os.
As imagens em mosaico raramente aumentaram os níveis de atividade.
Wataru Sato, que liderou a equipe de cientistas, disse que imagens subconscientemente vistas ainda podem levar cérebros humanos a transmitir informações.
“Nossa descoberta pode ajudar a desenvolver métodos para despertar um forte apetite inconscientemente”, disse Sato, que é professor associado específico de ciências cerebrais da Universidade de Kyoto.
Os resultados da pesquisa foram publicados em 13 de Maio na Scientific Reports, uma revista científica britânica.
– Não posso afirmar, mas você que leu deve ter ficado com água na boca só de ver a imagem da capa no topo da matéria.
Fonte: The Asahi Shimbun
Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo Facebook, Twitter e Instagram.