Reformas estruturais dão ‘novo ar’ às dependências do Bunkyo, em São Paulo
Fotos Divulgação
Após anos sem realizar uma grande obra em suas instalações, o Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) priorizou, no ano passado, a reforma de parte das suas dependências. E com resultados satisfatórios. O Grande Auditório ganhou um ar-condicionado, o então Ginásio de Esportes transformou-se em um “Espaço Multiuso”, bem como a Sala de Exposições e o Museu Histórico da Imigração Japonesa, além do Pavilhão Japonês, localizado no Parque do Ibirapuera, também receberam melhorias estruturais.
Para coroar o término e o sucesso das obras, o presidente do Bunkyo, Kihatiro Kita, convidou personalidades, diretores, imprensa e autoridades para uma inauguração dos “novos” espaços, no dia 16 de dezembro. O evento contou com a presença do cônsul geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima; do cônsul adjunto, Hiroaki Sano; do representante do Itamaraty, diplomata Lanier de Moraes; do deputado estadual Jooji Hato (PMDB); do presidente Honorário do Bunkyo, Kokei Uehara e de presidentes das principais entidades nikkeis, além do jornalista Yoshitake Kusakano, que intermediou a doação no valor de 100 milhões de ienes, em 2012, pelo empresário japonês Minoru Otsuka.
O grande destaque são os aparelhos de ar-condicionado. No total, a entidade adquiriu 36 equipamentos para serem instalados nos três
locais designados (Grande Auditório, Espaço Multiuso e Sala de Exposições), o que caracteriza, na prática, mais conforto ao público. Já no Museu da Imigração Japonesa, uma ampla remodelação das instalações do 3º andar foi realizada, agora atendendo às necessidades de manutenção do acervo e dos pesquisadores.
No Grande Auditório foram realizadas outras melhorias, como a reforma de todas as 1.100 poltronas e manutenção das instalações elétricas. O local também ganhou pintura especial. O Ginásio de Esportes teve toda sua cobertura removida e trocada por outra nova, a Sala de Exposição teve seu assoalho de madeira trocado por piso cerâmico e as antigas janelas foram substituídas por vidros, dando sensação de maior amplitude ao local. Na garagem, na entrada para o prédio, foram feitas adaptações para funcionar um estacionamento e a entrada vip dos usuários ao Espaço Multiuso.
“Estamos satisfeitos. Todo esse esforço é para garantir mais tranqüilidade, conforto e segurança para os freqüentadores do Bunkyo. Estou muito feliz com essas novas conquistas”, destacou, empolgado, o presidente Kihatiro Kita.