Carnaval: Esquentando os tamborins

0
620

No Japão, desfile da Águia de Ouro chama a atenção de personalidades e autoridades

Fotos Daniel Yonamine (yonamine.com.br)

 

Bateria da Águia e Wadaiko Sho: integração cultural
Bateria da Águia e Wadaiko Sho: integração cultural

As comemorações dos 120 anos de Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão só ocorrem no ano que vem, mas a repercussão das festividades já é grande. No Brasil e no Japão, especialmente com o desfile no Carnaval paulista, a cargo da Águia de Ouro. Na passarela do samba, o grêmio recreativo levará todo o legado japonês presente até hoje por aqui, com uma apresentação que promete surpreender.

No dia 20 de novembro, a Águia de Ouro e o Instituto Paulo Kobayashi promoveram uma apresentação especial do projeto, voltado para a comunidade nipo-brasileira. Por lá, foi possível visualizar as fantasias que estão disponíveis para entidades, empresas e público geral interessado em participar do desfile. “Estamos cada vez mais empolgados com o nosso desfile, pois apresentaremos um Japão moderno no Sambódromo. Gostaria de reforçar o convite para que todos venham conhecer nossa quadra e ter contato com essa homenagem que faremos ao Japão”, destacou o presidente da Águia, Sidnei Carriuolo.

Presidente da Águia, Sidnei Carriuolo, cônsul Noriteru Fukushima, e Victor Kobayashi: união de forças
Presidente da Águia, Sidnei Carriuolo,
cônsul Noriteru Fukushima, e Victor
Kobayashi: união de forças

Pelo lado japonês, a empolgação também é visível. O cônsul geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima – devidamente caracterizado com uma camiseta no evento – ressaltou a importância do tratado de amizade, bem como explicou sobre a parceria entre ambos os países para que o Carnaval seja bastante expressivo, em fevereiro. “Nós estamos muito contentes com essa homenagem. Inclusive, um carro alegórico de Aomori (província japonesa) virá para a apresentação, especialmente para compor essa integração entre Brasil e Japão no Sambódromo. Os japoneses estão bastante animados”, explicou Fukushima.

Para o público, resta “correr” para participar. Das 500 fantasias disponibilizadas à comunidade, restam pouquíssimas. Os ensaios abertos – realizados todos os domingos, a partir das 19 horas – já acontecem, para aqueles que nunca desfilaram terem um contato maior com a escola e o samba-enredo. Para mais informações: ipk.org.br e aguiadeouro.com.br.