Muitas pessoas se frustram porque fazem planos que não conseguem cumprir. Planos esses que envolvem diversas áreas da vida como: comprar uma casa, terminar a faculdade, fazer uma dieta alimentar, praticar exercícios, etc…
A motivação é a energia empregada para a realização de metas, que tem a ver com as necessidades de cada pessoa. Por exemplo, se no seu sistema de valores “segurança” é um fator muito importante, grande também será a sua motivação para pagar um seguro de vida, seguro do veículo, etc. Resumindo, motivação é a energia que te leva à ação, é o “para quê” você faz algo.
Entretanto, só a energia não é suficiente. Também é preciso ter disciplina! A palavra disciplina vem do latim discipulus que é aquele que aprende. De discipulus veio disciplina que significa um “regime de ordem imposta”, ou “manutenção da ordem” para que o discípulo aprenda. Seria a realização daquilo que foi planejado, passo a passo, dia após dia. Seria uma espécie de canalização ou educação da energia da motivação.
O sucesso é algo que vem de dentro para fora, do invisível para o visível. O resultado concreto, ou sucesso, nada mais é que o resultado do desenvolvimento do potencial intangível, que é algo que não se pode ver, mas que está lá, como motivação, disciplina, força de vontade, foco, etc.
Algumas pessoas acham que ser disciplinado é chato porque disciplina envolve fazer o que tem que ser feito, independente se você gosta ou não. É importante aprender a gostar do processo como um todo. Tem gente que confunde fazer o que gosta com o fazer só o que é fácil. A dificuldade ocorre justamente porque há um desafio, há uma lição a ser aprendida. Uma vez dominada a habilidade, ela passa a ser fácil.
O ser humano é um ser de hábitos. Para que um comportamento se torne parte do rol de comportamentos habituais é preciso que ele seja repetido por 21 dias. Abaixo, seis dicas para você desenvolver a disciplina e realizar seus projetos!
- Comece com metas simples e práticas para ir ganhando confiança em você mesmo, por exemplo:
- Seja pontual nos compromissos.
- Levante na hora que o despertador tocar, evite ficar os 5 minutinhos a mais na cama.
- Se precisar lavar uma louça, não deixe para depois, faça agora!
- Caso sua meta seja inserir novos comportamentos, por exemplo, ser organizado, prospectar novos clientes, ser mais simpático, etc, eleja um exemplo para ser seguido. Observe o comportamento de outras pessoas e tente imitar o comportamento que você admira. A pessoa admirada funcionará como um espelho, isso facilita a definição dos detalhes do comportamento.
- Comprometa-se com suas metas. Escreva suas metas e divulgue-as para seus amigos. Ao declarar as suas metas você põe sua autoestima em xeque: se fizer o que você mesmo disse, terá mais respeito e admiração por si mesmo. Caso não consiga, sentir-se-á mal consigo mesmo. A recompensa positiva o motivará a fazer o declarado.
- Faça Já! Não dê chance para a preguiça. Lembre-se sempre da sua meta. Ela é mais importante que a preguiça.
- Aprenda a fazer escolhas. Disciplina requer fazer o que foi planejado, isso significa que não dá para mudar de ideia, nem estar em todos os lugares o tempo todo. Abra mão do que não é tão importante.
- Aprenda a controlar as próprias emoções. Muitas vezes nos deixamos levar pela vontade ou desejo por algo que não tem a ver com nossas metas. Por exemplo, se você está tentando se disciplinar para economizar dinheiro, controlar o impulso emocional pela compra de algo qualquer é o desafio maior. Disciplina requer que a razão se sobreponha à emoção por isso é preciso ter em mente que você fez a escolha, e que a recompensa será sua e que você fez por merecer!
MEIRY KAMIA – Palestrante, Psicóloga, Mestre em Administração de Empresas e Consultora Organizacional. Site: www.meirykamia.com.br; contatos: 11-2359-6553