Centro Cultural Coreano promove exposição de webtoon e traz artista coreana para o Brasil

0
681

Texto: Cibele Hasegawa

Fotos: Paulo Guereta

O Centro Cultural Coreano do Brasil realizou, em junho, em parceria com o Centro Cultural São Paulo, uma exposição com a nova tendência da Coreia do Sul – o Webtoon. Um novo formato de quadrinhos coreanos, o manhwa (만화), criado com a junção das palavras Web e Cartoon, unindo internet e tecnologia. As histórias, que antes eram impressas, ganharam um toque de modernidade para serem apreciadas online.

Na mostra, o público conferiu as obras da artista Hye Won Chang, expostas em grandes painéis juntamente com dados e informações sobre o webtoon. Além disso, tablets foram disponibilizados para que os visitantes pudessem experimentar e vivenciar esse novo jeito de curtir o manhwa. Nessa modalidade, os quadrinhos são, geralmente, lidos no sentido vertical, podendo ser vistos com a rolagem de tela para baixo (scroll down) no monitor de seu computador. E se você estiver usando um tablet ou smartphone, basta deslizar a tela para as laterais para virar a página e continuar a leitura.

Crescente sucesso em terras coreanas, o webtoon aos poucos invade também a Ásia e atravessa oceanos, influenciando crianças e adultos no mundo todo. Isso porque muitas plataformas já estão disponibilizando os HQs em inglês e conquistando audiência em outros países. “É claro que ainda é uma novidade, principalmente no ocidente, mas está crescendo bastante”, explica a artista, também conhecida como Dolbae.

No Brasil, embora as pessoas ainda desconheçam o formato, Hye Won Chang aposta na entrada dos quadrinhos digitais por aqui. “Durante um workshop sobre o webtoon com estudantes universitários de design, percebi um grande interesse dos brasileiros. Acredito que existe muito potencial e possibilidades futuras”, afirma a artista, otimista.

 

Sobre Hye Won Chang (aka Dolbae)

Em 2013, Dolbae criou seu primeiro webtoon, o San Francisco Hwa Ran Kang, como hobby. Mas com a publicação da obra no Naver, um dos principais sites de cartoon coreano, Dolbae não parou mais. E junto com o sucesso veio, naturalmente, sua aclamação como artista profissional. “Hoje, meu trabalho é voltado para os coreanos, mas espero que um dia possa conquistar o público de outros países também”, deseja a artista que tem nos gatos uma das principais marcas de sua arte.