China: De olhos abertos

0
663

Delegação chinesa visita o Brasil para futuros investimentos

Redação/ Foto: Divulgação

fg125638Que a China está em franca expansão, isso é fato. E, nesse crescimento, os chineses querem investir, em especial no Brasil, um país que, para eles, “têm potencial alto”. Tanto é assim que, em maio, uma delegação da província de Pongzhou visitou São Paulo para estreitar relações comerciais. E saíram daqui satisfeitos.

Na ocasião, os membros da delegação, composta de engenheiros, arquitetos e membros do governo chinês foram recebidos pelo líder do PT na Assembleia paulista, deputado Luiz Claudio Marcolino. Em pauta, diversos assuntos, mas, em especial o setor de Transportes.

Intermediada por Isaias Guimarães, presidente da Câmara de Relações Exteriores Brasil-China, a visita foi organizada pelo Partido Comunista Chinês (PCC) de Pequim e, no Brasil, liderada pelo vice-diretor geral do aeroporto internacional de Nanjing Lukou. Segundo Guimarães, os chineses “têm interesse em fazer parcerias comerciais com o Brasil e, em São Paulo, o deputado Marcolino é nossa referência para proporcionar o estreitamento com o governo federal”.

O setor de transporte, com destaque para os aeroportos, foi o assunto principal deste primeiro encontro. Marcolino aproveitou para falar de outros projetos em andamento no Brasil envolvendo outros meios de transporte, como metrô e trem, com investimentos federais. E citou os investimentos em São Paulo como exemplo. A conversa com o deputado constará de um relatório que a delegação apresentará ao governo do país asiático, sobretudo com informações do andamento das obras federais no setor com vistas à Copa do Mundo e às Olimpíadas.