Pesquisadores japoneses deram neste fim de semana uma grande notícia para a medicina que pode salvar vidas. Eles anunciaram o desenvolvimento de uma vacina contra o letal vírus Nipah.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, infecções em decorrência do vírus foram identificadas pela primeira vez em 1999, na Malásia. Mais de 300 pessoas teriam morrido após contrair o vírus, não havendo cura conhecida. Confusão mental e convulsões estão entre os sintomas da infecção, que atinge diretamente uma parte do cérebro humano.
Uma equipe liderada pela professora Chieko Kai, da Universidade de Tóquio, declarou que a nova vacina é obtida com a inserção de genes do vírus Nipah dentro de uma vacina de sarampo viral enfraquecido. Os pesquisadores afirmam que testes com animais mostraram que a vacina evitou sintomas graves.
O grupo planeja realizar testes clínicos conjuntos dentro de cinco anos em países com incidência de infecção pelo vírus Nipah. Uma empresa farmacêutica da Holanda é uma das parceiras.
Kai disse que espera poder fornecer a vacina o mais breve possível para as pessoas que dela necessitam.
Embora a vacina tenha sido desenvolvida no Japão, o país não tem relatos de casos de infecção pelo vírus Nipah.
Fonte: NHK World
Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo Facebook, Twitter e Instagram.