Para fechar o ano em grande estilo, os cinemas brasileiros recebem três películas japonesas
Redação / Fotos Divulgação
O mês de dezembro está para lá de especial, principalmente, para os cinéfilos de plantão. Três filmes japoneses, distribuídos pela California Filmes, invadem as telonas dos cinemas brasileiros e cativam o público com histórias densas e encantadoras. Começando pela animação “As Memórias de Marnie” (Omoide no Mânî), de Hiromasa Yonebayashi, mais uma produção de sucesso do Studio Ghibli; o romance “Para o Outro Lado” (Kishibe no tabi), de Kiyoshi Kurosawa; e o drama “Sabor da Vida” (An), de Naomi Kawase.
A seguir, conheça mais detalhes sobre cada longa, suas histórias e peculiaridades. A programação completa, com os cinemas e horários de exibição dos filmes, pode ser conferida no site oficial da California Filmes (www.californiafilmes.com.br/programacao/).
As Memórias de Marnie | Omoide no Mânî
O mais novo filme do Studio Ghibli, “As Memórias de Marnie” conta a história de duas garotas que descobrem um tesouro precioso em um lugar além da solidão. A protagonista do longa é Anna, uma menina de 12 anos de idade que vive na cidade. Tendo perdido seus pais muito cedo, ela vive com seus pais adotivos, fechando-se para o mundo a seu redor depois de um incidente em particular. Quando a asma piora, ela é enviada para ficar com os parentes de sua mãe adotiva, os Oiwas, em uma vila à beira-mar. Começa assim uma aventura de verão para Anna quando ela conhece uma garota misteriosa: Marnie. A menina loira de vestido branco se torna a grande e única amiga de Anna, mas ela descobrirá que Marnie não é exatamente quem parece ser.
Inspirado no livro “When Marnie Was There”, de Joan G. Robinson, publicado em 1967 e considerado uma das obras primas da literatura infantil britânica, o longa é dirigido por Hiromasa Yonebayashi e é o primeiro filme do Studio Ghibli sem nenhum envolvimento de seus fundadores, Isao Takahata e Hayao Miyazaki. Ao trazer a história para a tela, Yonebayashi foi especialmente minucioso sobre a localização do pântano onde Anna e Marnie se encontram. Transpondo o cenário da Inglaterra para Hokkaido, no Japão.
“Não tenho a intenção de mudar o mundo com um único filme da maneira como Miyazaki-san poderia, mas seguindo os exemplos de Vidas ao Vento e O Conto da Princesa Kaguya dos diretores mestres do Studio, eu quero voltar a fazer filmes da Studio Ghibli pra crianças. Para todas as Annas e Marnies que virão aos cinemas para ver este filme, espero fazer um filme que se pareça como uma alma gêmea – um que poça sentar-se ao lado delas e apenas estar a seu lado”, revelou o diretor Yonebayashi.
Direção: Hiromasa Yonebayashi
Elenco: Sara Takatsuki, Kasumi Arimura, Nanako Matsushima
Gênero: Animação
País: Japão
Ano: 2015
Duração: 108 min
Para o Outro Lado | Kishibe no tabi
Dirigido por , “Para o Outro Lado” conta a história dos protagonistas Yusuke e Mizuki e mostra uma forma completamente nova de morte. Melhor ainda, a figura descrita aqui é fundamentalmente diferente dos fantasmas habituais ou pessoas mortas que se costuma encontrar. Levado pela morte temporária (a morte física), em um afogamento, Yusuke permanece no mundo mais de três anos a fim de preparar-se cuidadosamente para a sua verdadeira morte (a morte do espírito).
Mizuki, a outra protagonista do romance, se apega ao homem temporariamente falecido que voltou para ela. Ela viaja com ele e completa a tarefa de acompanhar a sua morte. Depois de ser levada por Yusuke, ela conhece muitas pessoas, algumas das quais estão temporariamente mortas como ele. Ao longo de suas viagens, Mizuki aprende que “você nunca pode voltar atrás”, mas ela se agarra à esperança tênue de que, continuando sua jornada, esta morte temporária permanecerá apenas assim: temporária. E sua vida juntos continuará inalterada, como sempre. Seu passado em comum, o passado nunca compartilhado, e seu futuro juntos será examinado, avaliado e compreendido.
Direção: Kiyoshi Kurosawa
Elenco: Eri Fukatsu, Tadanobu Asano, Masaaki Akahori
Gênero: Romance
País: Japão, França
Duração: 129 min
Classificação: 14 anos
Sabor da Vida | An
Adaptação do livro “An”, de Durian Sukegawa, publicado em 2013, no Japão, “Sabor da Vida” é o encontro de almas que se unem para enfrentar os obstáculos da vida. Sentaro, Tokue e Wakana se conhecem quando as cerejeiras estão em plena floração. As trajetórias dessas três pessoas são muito diferentes. E, no entanto, suas almas se cruzam e conhecem umas às outras nas mesmas paisagens.
Sentaro dirige uma pequena padaria que serve dorayakis (panquecas recheadas com pasta de feijão vermelho doce). Quando uma senhora de idade, Tokue, se oferece para ajudar na cozinha, ele relutantemente aceita. Mas Tokue prova ter um toque de mágica quando se trata de fazer “an”. Graças à sua receita secreta, o pequeno negócio logo floresce e com o tempo, Sentaro e Tokue abrem seus corações para revelar velhas feridas.
“Depois de saber que Tokue está infectada com lepra, a história nos leva a uma busca pela essência do que nos torna humanos. Como diretora, eu tenho a honra e o prazer de explorar diferentes vidas através do cinema, como é o caso com este filme”, revela a diretora da obra, Naomi Kawase. Segundo ela, “ao revelar a mecânica complexa desta sociedade eu espero promover uma compreensão da própria essência da existência”.
“Às vezes um silêncio impenetrável nos engole. E, no entanto, a alegria resultante do compromisso e conexão com o mundo nos permite apreciar melhor suas mudanças e evolução. Ao longo de nossas vidas, há momentos em que podemos encontrar-nos preenchidos com pesar e desespero, com vontade de desistir. Apesar disso – ou talvez por causa disso – somos capazes de sustentar nossas esperanças e de continuar a ter fé no futuro. Através deste filme, desejo, portanto, revelar e sublinhar a alegria que somos capazes de sentir nestes momentos precisos”, completa Naomi.
Direção: Naomi Kawase
Elenco: Kirin Kiki, Masatoshi Nagase, Kyara Uchida
Gênero: Drama
País: Japão, França, Alemanha
Ano: 2015
Duração: 114 min
Classificação: 14 anos