Por quanto tempo dura o seu luto e sua dificuldade em se adaptar ao NOVO… ao desconhecido?
Por Rodrigo Fonseca
Durante toda nossa vida enfrentamos situações de perdas. Perdemos pessoas, bens materiais, trabalhos, relacionamentos… Sempre estamos nos despedindo de algumas coisas e dando boas vindas a outras. Por isso podemos dizer que a vida é feita de GANHOS e PERDAS.
E para que a VIDA flua com mais prazer e menos dor, precisamos nos despedir de cada fase, dizer adeus a tudo aquilo que passou e nos permitir viver uma nova etapa. Esse processo teve início lá atrás na nossa história. Por exemplo, quando você era um bebê e precisou deixar o colo da mamãe para caminhar com suas próprias pernas (e mãos). Em seguida, precisou deixar o doce sabor da infância para iniciar a adolescência. E rapidamente veio a despedida da adolescência, quando a vida te impulsionou a virar um adulto e assumir as responsabilidades.
Deixar para trás bonecas, carrinhos, tardes livres, os recreios na escola… e por aí vai. É fácil perceber como dói deixar para trás algo que um dia nos trouxe tanta felicidade. Mas ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que aconteceram conosco.
Todos nós caminhamos dizendo adeus ao que ficou para trás. Aos amigos de infância, à casa de nossos pais, aos amores, amizades, ou até mesmo a uma de nossas capacidades físicas. O término de um relacionamento pode acabar com o sonho de ter uma família de uma pessoa, por exemplo. A saída de um trabalho pode trazer tanta frustação que a pessoa pode não se sentir capaz de fazer mais nada profissionalmente. Um acidente, ou uma doença, pode obrigar uma pessoa a mudar seu estilo de vida, por incapacidades físicas.
E como VOCÊ tem lidado com as suas PERDAS? Por quanto tempo dura o seu luto e sua dificuldade em se adaptar ao NOVO… ao desconhecido?
Duas pessoas que passam pelas mesmas perdas podem apresentar experiências pessoais completamente diferentes. É muito mais simples do que imaginamos. Basta mudar sua PERCEPÇÃO de perda para NOVAS POSSIBILIDADES!
Você pode passar o resto da sua vida se lamentando pelas perdas, pelo fim de uma FASE, relutando evoluir com as novas possibilidades que a vida lhe proporciona. Ou pode fazer uma ESCOLHA muito mais CONSCIENTE, se despedindo com amor de tudo o que precisa ser libertado para viver novas EXPERIÊNCIAS.
Agradeça aos aprendizados que ficaram e que permitem você conhecer um novo aspecto de si mesmo. E entenda que a insatisfação por aquilo que não temos é resultado da falta de gratidão por aquilo que já temos. Então AGRADEÇA!
OBRIGADO, OBRIGADO, MUITO OBRIGADO!
RODRIGO FONSECA e especialista em Inteligência Emocional e facilitador da Lotus Treinamentos. Há 14 anos nesse mercado já treinou mais de 40 mil pessoas ao longo desse período. www.lotustreinamentos.com.br