Isolamento social. Esta é a frase que vêm dominando os vocabulários de várias partes do mundo devido ao temor do surto de Coronavírus COVID-19, que continua fazendo novas vítimas diariamente. Eventos, shows, esportes e várias outras atrações já foram suspensas ou adiadas para alguma data futura já que o vírus está ai, circulando em todo planeta. A única coisa que ninguém tem resposta ou sabe é: “até quando?!”
O Japão está atualmente em um momento crítico em sua luta para conter a crescente pandemia de coronavírus, com o Primeiro Ministro Shinzo Abe dizendo que o país está “à beira” de declarar uma emergência nacional, à medida que o número de novos casos continua a aumentar a cada dia. Nos últimos dias, Yuriko Koike, a governadora de Tóquio pediu as pessoas a evitar sair à noite, ficar em casa o máximo possível e evitar todas as viagens não urgentes e não essenciais.
Mas será que as pessoas da capital japonesa estão atendendo os pedidos feitos pelas autoriadades?
Aqui, nós vamos dar uma olhada em três bairros movimentados, não apenas com as presenças dos turistas, mas também bairros onde milhares de pessoas passam diariamente.
Asakusa:
Quase todo mundo que vem para Tóquio vem para Asakusa. O bairro abriga Sensoji, o maior e mais importante templo budista da cidade, e sete dias por semana os viajantes, nacionais e internacionais, invadem o distrito para conhecer a atmosfera do Japão antigo.
Asakusa em meados de Fevereiro 2020:
A título de comparação, eis a aparência da Nakamisedori, a rua que leva a Sensoji: geralmente lotada de pessoas que compram nas barracas de lembranças e mastigam lanches, como os deliciosos bolos ningyoyaki, enquanto fazem seu caminho para o templo para oferecer incenso e orações:
E aqui está uma imagem dela nesta semana, com boa parte das lojas vazias e quase nenhum movimento:
O vazio é especialmente surpreendente porque um surto anual de turismo em Asakusa ocorre normalmente no final de Março / início de Abril. Com o clima esquentando e os turistas estrangeiros frequentemente cronometrando sua entrada no Japão para que possam ver as flores de cerejeira durante a estadia, agora é uma época crítica do ano para os comerciantes locais:
Harajuku:
Harajuku é um outro bairro movimentado, onde há um distrito comercial muito importânte. Normalmente, as ruas próximas da estação são sempre movimentadas, mas na última sexta-feira (03/04), este foi o registro de uma equipe de reportagem do site SoraNews:
A trilha fora da estação é geralmente lotada com todo tipo de pessoas todos os dias da semana – normalmente você via turistas internacionais parando para tirar fotografias, moradores esperando para encontrar amigos e grupos se reunindo nos cruzamentos enquanto esperavam as luzes do semáforo ficarem verdes para eles. Neste dia, porém, havia apenas um grupo de pessoas dispersas e todas elas pareciam indivíduos simplesmente cuidando de seus negócios.
Atravessando a rua até a famosa Takeshita Dori e, quase nenhum movimento no meio do dia:
Para uma comparação, é assim que Takeshita Dori geralmente se parece:
A maioria das pessoas parecia estar andando pela área somente para chegar a outro lugar:
Pode-se ver vários comercios abertos, mas com bem pouco ou nenhum movimento nas lojas:
Ao virar da esquina, no complexo comercial Laforet Harajuku, 90% das pessoas dentro eram apenas balconistas:
Akihabara:
Akihabara não é o bairro mais movimentado de Tóquio, mas é menos provável que esteja vazio do que em qualquer outro lugar da cidade. Isso ocorre porque as multidões de outros distritos estão ligadas a horários ou dias específicos da semana, enquanto Akihabara é um atrativo constante para um grupo demográfico ou outro .
Como o centro do Japão para a cultura de anime e videogame, nos fins de semana, é preenchido com otaku doméstico em compras de um dia e itinerários de participação em eventos. Mas também é uma grande atração para turistas estrangeiros que estão de férias no Japão, para quem é tão fácil chegar em um dia de semana quanto no fim de semana, e há muitos escritórios misturados entre as lojas especializadas com trabalhadores que visitam todas as manhãs e estão lá o dia todo, possivelmente jantar em um restaurante local após o turno.
Atualmente, Akihabara é um lugar muito mais solitário:
A foto acima é tirada do lado de fora do Electric Town Gate da estação JR Akihabara, que direciona as pessoas para a coleção mais densa de anime e lojas de eletrônicos. Geralmente, a passarela está cheia de grupos de amigos debatendo onde procurar primeiro a caça ao tesouro que os levou a Akihabara, além de turistas sorridentes tirando selfies quando finalmente pisam no chão sagrado dos otakus, mas esse definitivamente não é o caso agora:
Acredite, poderiamos dizer que seria surreal nos dias de hoje. Ruas sem cosplayers posando. Nenhuma empregada alegre chamando-o de “Mestre!” ou “Onii-chan!” como elas o convidaram para seus cafés . Apenas ruas tranquilas e a atmosfera enérgica da área voltada para o entretenimento costuma ser substituída pelo ocasional canto solitário dos pássaros:
O bairro não é totalmente deserto, no entanto . Enquanto Akihabara é mais famosa por suas lojas de varejo, também possui muitos escritórios, principalmente nos arranha-céus UDX que se tornaram um símbolo do bairro, e alguns de seus funcionários ainda estão entrando. é claro que ainda nota-se que as pessoas estão apenas saindo de casa para o trabalho e do trabalho para casa rapidamente. Vários pontos quentes da hora do almoço não tinham filas, sugerindo que, mesmo entre os que ainda estão vindo para o trabalho, muitos estão optando por comer em seus escritórios, em vez de fazer outra viagem para fora.
Com certeza é uma atmosfera inédita, mas muito necessária neste momento de isolamento. Neste fim de semana, o Japão já registrou mais de 3.600 casos do novo Coronavírus e 85 mortes, sem contar os que estavam abordo do navío de cruzeiro Diamond Princess, que ficou atracado no porto de Yokohama.
Se você estiver no Japão ou no Brasil, lembre-se, se puder FIQUE EM CASA, mantenha-se sempre higienizado e também sua casa ou local de trabalho.
Fontes / Imagens via SoraNews – Link 1, Link 2, Link 3
Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo Facebook, Twitter e Instagram.