A atenção das autoridades japonesas em relação ao Coronavírus vindo da China seguem em alerta máximo. Desde a descoberta e as primeiras vítimas em Wuhan, na China e, a chegada da doença no Japão logo nos primeiros dias de seu descobrimento, onde também foi registrada uma morte, vêm fazendo os japoneses redobrarem os cuidados com a saúde. Por onde se olha, muita gente sai às ruas com mascaras e alcool em gél, para evitar o contágio com o vírus.
O Ministério da Saúde do Japão emitiu orientações nesta segunda-feira (17/02) para quando pessoas com sintomas consistentes com o novo coronavírus devem consultar instituições médicas, conforme o país intensifica os esforços para conter sua disseminação com mais casos, mesmo entre a equipe médica.
O ministério agora está incentivando pessoas que tiveram uma temperatura de 37,5ºC ou mais por quatro dias, estão se sentindo letárgicas ou com falta de ar para entrar em contato com os centros de saúde nacionais por telefone, responsáveis por responder ao surto. Os centros recomendam as instituições médicas que devem visitar. O período é mais curto em dois dias para idosos e pessoas com doenças subjacentes, como diabetes, uma vez que são vistos como mais vulneráveis ao vírus causador de pneumonia, disse o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar.
A orientação visa dar aos preocupados com a contração do vírus uma idéia de quando e onde procurar um médico, enquanto um painel de especialistas do governo disse que o país está em um estágio inicial de infecção.
O vírus se espalhou de Wuhan, o epicentro do surto no centro da China, para mais de 20 países. Na noite de segunda-feira, o Japão confirmou 520 casos, a maioria deles vindo do navio Diamond Princess.
A Doença em mais localidades:
Apesar dos cuidados, o Japão está registrando novos casos da doença e várias localidades. O Ministério da Saúde do Japão informou que um funcionário que esteve envolvido com o trabalho de quarentena no navio Diamond Princess está infectado pelo novo coronavírus.
A informação é de que se trata de um homem na casa dos 50 anos de idade que esteve na embarcação desde terça-feira coletando informações e em contato com o ministério. Ele começou a apresentar febre na sexta-feira e foi confirmado com o vírus no domingo. O Ministério disse que o homem foi encaminhado a uma instituição médica nesta segunda-feira de manhã e está recebendo tratamento.
Um hospital na cidade de Sagamihara, na província de Kanagawa, confirmou mais um caso de contágio pelo novo coronavírus na segunda-feira. O Hospital Sagamihara Chuo informou, em seu website, que uma enfermeira que prestou cuidados a uma idosa que morreu devido ao vírus, também acabou sendo infectada.
EUA resgatam seus cidadãos que estavam no navio:
Falando sobre a embarcação, dois aviões dos Estados Unidos partiram da manhã desta segunda-feira (17/02) com 328 passageiros americanos que estavam no Diamond Princess.
No Aeroporto de Haneda, da capital japonesa, funcionários em traje especial de proteção eram vistos colocando bagagens na aeronave e escoltando passageiros, que haviam sido transportados até o aeroporto em ônibus das Forças de Autodefesa do Japão, após o desembarque do navio. Segundo o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, no domingo estava confirmado o contágio de 355 passageiros e tripulantes do cruzeiro. Desse total, 18 homens e mulheres com idade entre 60 e 80 anos encontram-se em estado grave e mais da metade é mantida em unidades de tratamento intensivo. Além disso, também seria grave o estado de uma pessoa com infecção não confirmada.
A pasta planeja submeter a exame todas as pessoas ainda a bordo do Diamond Princess e autorizar, a partir de quarta-feira (19/02), o desembarque dos que tiverem resultado negativo. Quem receber resultado negativo, mas tiver estado em um mesmo quarto com alguém infectado terá de permanecer a bordo por mais duas semanas após a saída do indivíduo com resultado positivo do aposento.
Impacto na economia e nos serviços:
Os problemas decorrentes do Coronavírus já começam a impactar na economia. Segundo informações do Fundo Monetário Internaciona (FMI), surto prolongado e generalizado de coronavírus poderia prejudicar a economia do Japão, afetando o turismo, o varejo e as exportações, entre outras áreas. O surto do vírus também poderia afetar o comércio e os investimentos, já que qualquer desaceleração na economia chinesa é capaz de prejudicar a produção das empresas japonesas e interromper as cadeias de suprimentos.
Muitas indústrias que dependem de peças fabricadas na China podem ter suas produções comprometidas, tanto para importação como exportação. As montadoras japonesas produzem peças e os varejistas vendem uma grande variedade de produtos na China, que é o segundo maior destino de exportação do Japão. O surto também é um golpe às lojas de departamento e hotéis japoneses, visto que os chineses representam 30% de todos os turistas que visitam o Japão e quase 40% da soma total de gastos de turistas estrangeiros no ano passado, segundo uma pesquisa da indústria.
Cancelamento de eventos no Japão:
Devido ao surto do Coronavírus, alguns eventos públicos em todo o Japão foram cancelados e outros estão sendo estudados se haverá necessidades de seus cancelamento. Um deles é o evento AnimeJapan 2020 que acontece de 21 à 24 de Março no Tokyo Big Sight em Odaiba, na capital japonesa. A preocupação se trata a grande quantidade de pessoas que se aglomeram em um espaço, que apesar de muito grande, se torna bem pequeno se tratando do número de visitantes. Até o momento não se tem confirmação oficial a respeito.
A situação também já preocupa os organizadores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, que acontecerão em Julho e Agosto. Até o momento, o comitê organizador tem falado que não há preocupações em manter a realização do evento.
No entanto, em razão da disseminação do coronavírus, a Agência da Casa Imperial do Japão cancelou a aparição em balcão do palácio do Imperador Naruhito, que receberia as saudações do público no seu aniversário, dia 23. A aparição seria a primeira a se realizar no aniversário de Naruhito desde a sua ascensão ao trono de imperador em maio.
Todos os anos, saudações públicas são realizadas no aniversário do imperador e em 2 de Janeiro. Mais de 68 mil pessoas aglomeraram-se junto a um dos portões do Palácio Imperial no segundo dia do ano para receber saudações do monarca.
Este será o segundo cancelamento de saudações públicas em data de aniversário de imperadores. A primeira vez que isso ocorrei foi em 1996, no período da crise dos reféns na Embaixada do Japão no Peru.
Sobre o Coronavírus:
O Coronavírus nomeado de COVID-19 foi descoberto no finalzinho do ano de 2019, com seu epicentro na província de Hubei, capital de Wuhan. Hubei concentra 1.696 das 1.775 mortes registradas até agora. Do total de 70 mil casos, quase 58 mil foram diagnosticados nessa província.
Até o momento, quase 30 países e territórios tiveram casos da doença. Somente 3 mortes fora da China foram registradas até agora, sendo 1 no Japão, 1 na França e 1 em Taiwan, que aconteceu neste domingo (16/02).
No Brasil, há 11 casos suspeitos do Coronavírus, nenhum confirmado de fato. Um grupo de Brasileiros que foi trazido de Wuhan por dois aviões da Força Aérea Brasileira segue em quarentena na base aérea de Anapolis, Goiás, onde estão sendo monitoradas. Nenhuma delas foi diagnosticada com o vírus.
O novo coronavírus, cujos principais sintomas são febre, tosse e falta de ar, pode ser transmitido durante o período de incubação da doença, que varia de 1 a 14 dias. Até agora, especialistas afirmam que uma pessoa infectada transmite o vírus para até três outras.
Fontes: NHK World – Link 1, Link 2, Link 3, G1.com, R7.com, The Mainichi Shimbun
Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo Facebook, Twitter e Instagram.