Algumas das províncias onde pessoas foram confirmadas com o novo Coronavírus passaram a oferecer serviços de orientação para turistas estrangeiros em visita ao Japão e para estrangeiros que residem no país.
A província de Okinawa passou a oferecer um serviço de linha direta por telefone, disponível 24 horas. Um profissional da área médica no call center oferece informações sobre instituições médicas que lidam com idiomas estrangeiros. O serviço está disponível em inglês, chinês, cantonês, coreano, português, espanhol, vietnamita e tailandês. O número é 0570-050-235.
O governo metropolitano de Tóquio também oferece orientação por telefone em inglês, chinês, coreano, espanhol e tailandês. O serviço está disponível no Centro Metropolitano de Tóquio para Informações Médicas e de Saúde “Himawari”, das 9 da manhã às 8 da noite, todos os dias, incluindo fim de semana e feriados. O número é 03-5285-8181.
A província de Wakayama oferece orientação por telefone em inglês, chinês e tagalo, no Centro de Intercâmbio Internacional da província. O serviço em inglês está disponível de 10 da manhã às 5 da tarde, todos dias, com exceção das quartas-feiras. O número é 073-435-5240.
As províncias de Aichi e Kanagawa, locais onde há uma enorme concentração de estrangeiros residentes, também planejam disponibilizar este tipo de serviço em breve.
Se você estiver no Japão e há relatos de casos por perto de onde você mora, trabalha ou estuda, procure manter todo o cuidado. Saia nas ruas com mascaras e alcool em gél, para evitar o contagio com a doença.
O novo coronavírus, cujos principais sintomas são febre, tosse e falta de ar, pode ser transmitido durante o período de incubação da doença, que varia de 1 a 14 dias. Até agora, especialistas afirmam que uma pessoa infectada transmite o vírus para até três outras.
Caso você tenha algum dos sintomas, procure orientação médica imediatamente.
Informações via NHK World Japan
Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo Facebook, Twitter e Instagram.