Cultura: Cinema japonês

0
581

 Mostra Itinerante traz a capital paulista filmes nipônicos com apresentações no Cine Olido e no Centro Cultural São Paulo 

Fotos Divulgação

Cena do filme “O jardim da palavra”, do diretor Makoto Shinkai
Cena do filme “O jardim da palavra”, do diretor Makoto Shinkai

Entre os meses de setembro e dezembro o cinema japonês invadiu as principais capitais brasileiras com a Mostra Itinerante de Cinema Japonês – Uma Perspectiva Juvenil. O evento está rodando o país e já passou pelas cidades do Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília. A capital paulista encerra a programação, com sessões no Cine Olido, de 18 a 27 de novembro, e no Centro Cultural São Paulo – CCSP, entre os dias 02 e 10 de dezembro.

A mostra é promovida pela Fundação Japão, em parceria com a Embaixada do Japão no Brasil e os Consulados Gerais do Japão em Curitiba, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Especialmente para o evento, cinco filmes inéditos no Brasil, todos eles com legendagem eletrônica em português e em cópias de 35 mm, foram trazidos do Japão: “Linda Linda Linda”, “The Bandage Club” (Houtai kurabu), “Criança Prodígio” (Shindo), “Your Friends” (Kimi no tomodachi) e “Cidade da noite calma, País das Flores de Cerejeira” (Yunagi no machi, Sakura Country).

Do diretor Tomoyuki Furumaya, “Bushido Sixteen” é baseado no bestseller de Tetsuya Honda
Do diretor Tomoyuki Furumaya, “Bushido Sixteen” é baseado no bestseller de Tetsuya Honda

Além dos filmes inéditos em terras brasileiras, cada cidade comporá a programação com outras películas, mantendo a temática voltada para o cotidiano, conflitos de ideias, paixões e aventuras de jovens.

Em São Paulo, alguns filmes de destacam como “Bushido Sixteen”, do diretor Tomoyuki Furumaya, baseado no bestseller de Tetsuya Honda e narra o dia a dia de Kaori e Sanae, duas meninas praticantes de Kendô; “O jardim da palavra”, de Makoto Shinkai, que conta os encontros de Takao e Yukino em dias chuvosos no jardim japonês; e “From me to you”, dirigido por Naoto Kumazawa e baseado no shojo mangá “Kimi ni Todoke”, de Karuho Shiima, que também já foi produzido como desenho.

Os ingressos para assistir aos filmes custam R$ 1,00, tanto no Cine Olido, quanto no CCSP. A classificação indicativa é de 14 anos e a programação completa da mostra pode ser conferida no site da Fundação Japão: www.fjsp.org.br.

Informações

Cine Olido

De 18 a 27 de novembro de 2014

Avenida São João, 473 – Centro

Tel.: 11. 3331-8399 / 3397-0171

Centro Cultural São Paulo – CCSP

De 02 a 10 de dezembro de 2014

Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso

Tel.: 11. 3397-4002

www.centrocultural.sp.gov.br