Cultura: Prêmio Internacional de Mangá

0
521

Inscrições para a 10ª edição do concurso já estão abertas e terminam no dia 17 de junho

Imagem Divulgação

 

Com o objetivo de promover e expandir o intercâmbio cultural e o entendimento mútuo por meio da cultura do mangá, que é amplamente aceita ao redor do mundo, o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão criou, em 2007, o Prêmio Internacional de Mangá. Em 2016, o concurso chega a sua 10ª edição, e já está com as inscrições abertas.

Desde sua criação, o Prêmio é realizado todos os anos reconhecendo os artistas de mangá que contribuem para o desenvolvimento desta cultura no mundo. Para participar dessa edição é possível se cadastrar até o dia 17 de junho, o formulário de inscrição pode ser obtido por meio do link: http://www.manga-award.jp/albm/20160328155929.docx.

Além do Prêmio Ouro (Golden Award), oferecido ao melhor trabalho de mangá, há também o Prêmio Prata (Silver Award), premiando três outros excelentes trabalhos. Todos os vencedores serão convidados para uma viagem de cerca de 10 dias ao Japão, que inclui a participação na cerimônia de premiação, em Tóquio, em 2017.

As inscrições devem ser enviadas para uma representação diplomática japonesa – consulados ou embaixada, excluindo-se escritórios representativos –, ou diretamente à caixa posta da Comissão Executiva do 10ª Prêmio Internacional. Para os residentes nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte do Triângulo Mineiro, o material deve ser enviado para o Departamento de Assuntos Culturais e de Imprensa (Consulado Geral do Japão em São Paulo – avenida Paulista, 854, 3º andar. CEP 01310-913, São Paulo/SP, Brasil). Os endereços das demais Embaixadas e Consulados Gerais de Japão no Brasil estão disponíveis no seguinte link: http://www.sp.br.emb-japan.go.jp/pt/sobre/outro.htm.

Mais informações sobre as regras e demais condições para a participação estão disponíveis no site oficial do Prêmio: http://www.manga-award.jp/.

CampeãoCampeão

Em 2015, o grande vencedor do Prêmio foi o mangá israelense The Divine, criação de Asf Hanuka, Tomer Hanuka e Boaz Lavie. O mangá conta a história de Mark, um especialista em explosivos que inicia um trabalho em Quantum, um país fictício do Sudeste Asiático, ao lado de seu velho amigo do exército, Jason. Durante o trabalho ao lado de militares, Mark é atraído por um grupo de crianças. Lideradas por dois irmãos gêmeos de 10 anos de idade, apelidados de “The Divine”, as crianças têm a intenção de forçar um confronto entre magia antiga e tecnologia moderna.