Shikoku, a menor das quatro ilhas principais do Japão, muitas vezes é ignorada pelos viajantes e uma grande razão é porque nenhuma de suas estações de trem estão conectadas à rede de trem-bala Shinkansen. É realmente estranho já que Shikoku tem alguns lugares incríveis para visitar, incluindo praias de tirar o fôlego e restaurantes impressionantes atmosféricas.
E mesmo que você não consiga chegar à Shikoku de Shinkansen, a ilha tem um trem muito legal no seu trajeto.
O mais novo trem de turismo de luxo da Japan Railways, o Toki no Yoake Monogatari, funcionará entre a Estação Kochi (que completa a Kochi trifecta por estar na cidade de Kochi, a capital da província de Kochi) e a Estação Kubokawa, a cerca de 70 km à sudoeste.
O Toki no Yoake Monogatari, de dois carros com capacidade para 47 passageiros, recebe o seu nome distintivo, que significa “Conto da Aurora de uma Era”, do fato de que a Prefeitura de Kochi era a casa de Sakamoto Ryoma, um proeminente líder entre samurais progressistas que trabalhavam para acabar com os séculos de isolamento forçado do Japão e conduzir a nação à comunidade global.
De acordo com esse tema do fluxo do tempo, o exterior do trem é decorado com imagens que incluem o sol e a lua e o interior do segundo carro, chamado Sorafune (“Nave do Céu”), tem um teto pintado com estrelas.
O layout exclusivo do interior não tem bancos e consiste inteiramente em assentos pessoais ao longo de balcões ou mesas, permitindo que os passageiros relaxem e conversem enquanto apreciam a vista ao longo da rota, que inclui um trecho do litoral sul de Kochi.
Ficou curioso e quer dar uma olhadinha melhor? Confira ao vídeo:
A rota Kochi-Kurokawa passa por duas cidades com mercados matinais, como mostrado no vídeo do teaser do trem acima e a JR também promete refeições requintadas que fazem uso de ingredientes de origem local para receitas tradicionais de Kochi. Eles ainda não disseram exatamente o que será no cardápio, então provavelmente teremos que esperar até chegarmos um pouco mais perto da primeira donzela do Toki no Yoake Monogatari na primavera do próximo ano.
Ah, e se você está tentando descobrir como chegar a Shikoku sem usar o Shinkansen, há uma abundância de trens e ônibus que podem levá-lo até lá, mas a nossa maneira favorita de acessar a ilha continua sendo o inesquecível Shimanami Kaido, uma belíssima ciclovia que fica a beira-mar e atravessa várias pequenas ilhas.
Fonte: JR Shikoku
Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo Facebook, Twitter e Instagram.