Dicas de lápis para desenhar

0
1827

Os mangás possuem características incríveis, observando as histórias temos os mais variados temas e personagens expressando seus sentimos através dos olhos grandes. Uma parte da elaboração deles consiste no rascunho das idéias utilizando o principal amigo de todo o desenhista: o Lápis! 

Você costuma usar sempre o mesmo lápis para desenhar? ⠀

Você provavelmente começou a desenhar usando lápis escolares (2B, B e HB, também conhecidos como nº1, nº2 e nº2½), não é mesmo? ⠀

Mas olha, lápis não é tudo a mesma coisa, não!⠀

Os lápis da graduação H (de HARD, em inglês) são mais duros e, quanto maior o número, mais claro será o traço também. São mais usados para desenho técnicos e detalhes pequenos. ⠀

Já os lápis de graduação B (de BLACK, em inglês) têm o grafite mais macio e, quanto maior o número, mais escuro será o traço. A “família” B é muito usada para desenhos artísticos: serve para fazer preenchimento, sombreamento e contorno, mas tome cuidado eles também “mancham” com mais facilidade.

Aprender a usar lápis de graduações diferentes pode te ajudar a dar um toque especial para seu trabalho. Outra dica importante é apontá-los usando um estilete (sempre com a ajuda de um adulto) assim consegue manter a ponta mais resistente em relação aos apontadores tradicionais.

E aí? Você já tentou usar lápis de graduação diferente nos seus desenhos? ⠀

Sobre as abordagens, podemos utilizá-los em etapas, sendo a primeira um rascunho leve e solto  usando a escala H ou HB.

Na Arte-final pode ser utilizado um lápis número 2B mantendo as linhas de forma contínua para fechar os traços.

Para as sombras, pode se sobrepor uma escala tonal vindo do mais escuro para o mais claro, o Degradê, que dá volume ao desenho e pode ser usado um lápis mais macio do tipo 4B ou 6B indo até ao 9B se precisar.

As hachuras são feitas com traços rápidos e se cruzando. Nos cabelos é preciso ter o cuidado de deixar um espaço para o brilho.

Se você está mais acostumado a usar  lapiseiras, essa graduação também é usada para o grafite que você usa nela. Os instrumentos mecânicos de escrita possuem variações de 0.3mm até 5,6mm sendo as mais comuns a lapiseira 0.5mm e 0.7mm. Apenas no Japão são produzidas lapiseiras com diâmetro  0.2mm e 0.4mm.

Tradicionalmente, os mangás são em preto branco para seu custo não ser alto e alcançar o maior número de pessoas possível, mas você também pode colorir seus mangás de uma forma bem leve e sutil com lápis de cor, destacando pontos de maior interesse e valorizando ainda mais a identificação das pessoas com o seu desenho.

DESAFIO

Faça uma desenhos utilizando Lápis ou lapiseira de tonalidades diferentes, escreva quais Lápis você usou no próprio desenho e onde e marque a gente no Instagram @revistamundook e @japan_escola que a Japan Sunset irá entrar em contato contigo para lhe dar um presente. Aguardamos seus desenhos.