Sem dúvidas, a Praça de Alimentação é a área mais procurada do Festival do Japão, e dos demais eventos com temática japonesa que acontecem ao longo de todo o ano pelo Brasil. E não é para menos. Por lá é possível experimentar receitas típicas de diversas regiões do Japão, muitas delas encontradas apenas nesses eventos. Ao todo, são 54 barracas e dezenas de receitas preparadas com todo carinho pelos voluntários das associações de províncias e entidades beneficentes da comunidade japonesa.
A lista completa dos pratos servidos na Praça de Alimentação do festival pode ser conferida no site oficial do evento, o www.festivaldojapao.com.br. Para ajudar você, caro leitor, a escolher quais pratos saborear, a Mundo Ok preparou uma seleção com algumas receitas que são destaque no evento. Experimente sem moderação!
** Yaki ika
Lula grelhada, ela pode ser servida tanto em pedaços como inteira em um espeto, é temperada com molho agridoce à base de molho de soja.
Onde experimentar: Hokkaido (estande 30).
** Takoyaki
Bolinho de polvo assado servido com condimentos como molho agridoce, maionese, lascas de peixe bonito seco e alga aonori.
Onde experimentar: Gifu (estande 26); Niigata (49); Tokushima (51); e Instituto Gabi (estande 53).
** Okonomiyaki
A famosa panqueca japonesa, feita a base de verduras e carnes, que geralmente são repolho, cebolinha e carne de porco. Depois de grelhada na chapa é finalizada com molho agridoce, maionese, alga aonori, lascas de peixe seco e outros temperos. Há duas variedades mais famosas de okonomiyaki a de Hiroshima (feita em camadas e com macarrão) e à moda de Kansai (feita como uma mistura única dos ingredientes, como uma panqueca).
Onde experimentar: Hiroshima (estande 07), feita com macarrão; e Wakayama (estande 24), à moda de Kansai.
** Gyutan Yaki
Língua de boi assada em tiras finas com missô. De consistência macia, geralmente, é acompanhada de arroz. Prato típico de Sendai, capital da província de Miyagi.
Onde experimentar: Miyagi (estande 13).
** Karashi Renkon
Raiz de lótus cozida, recheada com missô e karashi (mostarda japonesa picante), coberta com massa de farinha e karashi, que é frita em imersão. O karashi renkon é servido em rodelas e pode ser acompanhado de arroz e saquê.
Onde experimentar: Kumamoto (estande 39).
* Houtou
A sopa dos samurais é feita com macarrão tipo udon, pernil, abóbora japonesa, cenoura, inhame, cebolinha, cogumelo shiitake, hondashi (tempero à base de peixe), missô, kamaboko (massa de peixe) e temperos especiais.
Onde experimentar: Yamanashi (estande 11).
** Sakura Mochi
Doce à base de mochigome (arroz glutinoso), recheado com doce de feijão e envolto em folha de sakura (cerejeira) em conserva.
Onde experimentar: Kochi (estande 18); Ishikawa (25); Carmo Sakura (37); e Akita (estande 44).
** Dango
Bolinhas de massa cozida feita com farinha de arroz mochi servidas no espeto. Existem diversas variedades de dango, geralmente, doces.
Onde experimentar: Gifu (estande 26); Okayama (38); e Kumamoto (estande 39).