Requios Geinou Doukoukai comemora 10 anos de fundação com megaevento internacional no Anhembi, no dia 10 de junho
Fotos: Shigueki Nagata / Colaborou Cida Guenka
Há exatamente dez anos, o grupo de taikô Requios Geinou Doukoukai era fundado pelas mãos da sensei de odori e taikô, Hatsue Omine, 62 anos, com orientação e todo o aval do mestre Tadatoshi Teruya, fundador do Requios do Japão. O nome de “batismo” significa “grupo dos que têm o mesmo apreço pela arte”.
Sensei Omine, também fundadora da academia de dança Omine Hatsue Ryubu Dojo, viajou de São Paulo para Okinawa para conhecer os fundamentos e técnicas do grupo Requios, cuja dança tem como base as características do estilo Eisá que era utilizado em festivais japoneses destinados às divindades e aos cultos dos antepassados. “Na cidade de Gushikawa, em Okinawa, fiquei encantada quando tive o privilégio de assistir a um vídeo de um show do grupo Sosaku Geidan Requios. Imediatamente entrei em contato com o fundador do grupo, Sr. Tadatoshi Teruya que me ensinou os fundamentos da dança. E um ano depois enviou ao Brasil o Sr. Shinya Teruya, seu principal líder e orientador, que passou um mês nos orientando”, relembra ela.
Na performance exibida pelo Requios – tanto o japonês quanto o brasileiro – o Eisá passou por algumas adaptações, que não ferem as características originais do estilo. Hoje, o que se vê nos palcos é uma apresentação dinâmica, ao som de percussão dos tambores, e o mix do Eisá tradicional com diversas vertentes de música e dança regional, tradicionais e modernas, e, inclusive, de outras culturas.
“Outro ponto marcante do nosso estilo é a formatação das performances para apresentaçãoem palco. O Eisáé originalmente performado nos “Matsuri”s de rua com suas características peculiares. O Sosaku Geidan Requios adaptou-o ao estilo de apresentação em palco, tornando-o muito apreciado nas casas de espetáculos do Japão e de outros países da Ásia, Europa, EUA e Brasil”, explica a sensei.
No Brasil, o Requios, que é composto por mais de 100 integrantes, com idade entre 5 a 40 anos, realiza cerca de 40 apresentações anuais. O grupo também já fez shows no Japão e foi consagrado com o 3º. lugar no 1º. Campeonato Mundial de Eisá, realizado durante o 5º. Uchinanchu Taikai. As duas primeiras colocações ficaram para grupos de Okinawa. “Foi uma experiência tão inesperada quanto fantástica que ficará para sempre nos corações de todos os alunos, tendo ou não ido ao campeonato”, recorda Omine.
Para comemorar essa tão bem sucedida trajetória artística, que além da beleza em si, ainda passa cultura e tradições às novas gerações, será realizado o Festival Internacional de Música e Dança “SHAEN KAITO – Elos de Gratidão”, no dia 10 de junho, das 15h às 18h30, no Anhembi, em São Paulo. “Essa comemoração é uma grande satisfação e porque não, um ato de agradecimento aos meus mestres japoneses que estarão aqui se apresentando”, comemora Omine.
O Festival, com público estimado em 2,5 mil pessoas, contará com participações de grandes mestres da dança Tradicional de Ryukyu, como as Grã-Mestras Bunko Takamiyagui e Masae Iha, o fundador do grupo Sosaku Geidan Requios, Sr. Tadatoshi Teruya, os cantores de música okinawana Hidekatsu e Kenichi Shiroma, além dos 15 integrantes do grupo Sosaku Geidan Requios, que em conjunto com os jovens do Requios do Brasil prometem um espetáculo inesquecível.
Os ingressos serão distribuídos em pontos específicos (confira lista de locais e endereços no box) em troca de uma lata de leite em pó. Essas latas de leite serão doadas a quatro entidades beneficentes: Kibô no Ie, Yassuragi Home, Ikoi no Sono e Kodomo no Sono. É importante ressaltar que as trocas por ingressos serão feitas somente nos dias 26 de maio e 02 de junho, das 12h às 17h. Não haverá troca de ingresso no dia do show.
O evento conta com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Anhembi Parque, SPTuris, Jornal Utiná Press, Deputado Federal Walter Ihoshi, Deputado Estadual Hélio Nishimoto e Vereador Kamia, além de diversas associações, entidades e empresas privadas. Mais informações na Associação Okinawa Kenjin do Brasil, com Suemi. Tel: 11. 3106-8823.
TROCA DE CONVITES POR LATAS DE LEITE EM PÓ
Data: 26/05 e 02/06, sábados, das 12 às 17 horas
– Associação Okinawa Kenjin do Brasil:
Rua Tomas de Lima, 72 – Liberdade – Metrô Liberdade / Metrô Sé
– Associação Okinawa de Vila Carrão:
Praça Haroldo Daltro, 297 – Vila Carrão
– Associação Okinawa da Casa Verde:
Rua Ana Ribeiro, 89 – Casa Verde
– Associação Okinawa de Sto André:
Rua Bacuriti, 75, atrás do Sams Club
– Associação Okinawa do Ipiranga:
Rua Tito Prates da Fonseca, 191 – Moinho Velho
SHAEN KAITO – Elos de Gratidão
Data: 10 de junho de 2012, das 15h às 18h30
Local: Palácio das Convenções do Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1.209, Anhembi, SP
Informações: 11. 3106-8823