Enfim, 2014 termina com um gosto esquisito. No campo econômico, a turbulência foi a palavra mais ouvida no mercado. No campo social, grandes transformações foram pouco visíveis, talvez pelo ano de transição com as eleições. No futebol, a Copa do Mundo mostrou que o país – ao seu jeito – pode realizar um grande evento, mas deve fazer uma boa lição de casa para melhorar em campo. Pelo menos para as comunidades orientais, este ano foi bastante propício para a propagação da cultura, pois fecham o ano comemorando o sucesso das festas e projetando muito mais ações para 2015…
Não podemos aqui nomear todas as conquistas, claro, mas o fato é que há, sim, muito a se comemorar. Dos eventos tradicionais como o Festival do Japão e Okinawa Festival nem podemos dizer o tamanho do sucesso e da abrangência, cada um em uma respectiva época do ano. Tamanho reflexo pôde ainda ser comprovado com eventos específicos e únicos, em especial na área do entretenimento: a realização do Anime Friends e da Brasil Comic Con, que trazem um ar renovado para os segmentos em que atuam.
Para nós, da Revista Mundo Ok, é uma verdadeira satisfação ser um reflexo do que ocorre de positivo para os orientais no País. De fato, procuramos abranger os grandes acontecimentos de forma clara o objetiva – levando o conteúdo aos nossos leitores, sejam eles orientais ou não. E, já que estamos rememorando, nesta edição trazemos curiosidades sobre o feriado mais importante para a comunidade, o ano novo. Confira na matéria especial tudo sobre a comemoração, com ritos, tradições e até a gastronomia que japoneses, chineses e coreanos produzem especialmente para o fim de ano
Aos amigos e parceiros, nosso muito obrigado por mais um ano juntos. Em dezembro, comemoramos sete anos de mercado. E, com toda a certeza, esperamos um futuro repleto de novidades que agradem a você, caro leitor. De nossa parte, este futuro está próximo e já no ano que vem apresentaremos diversas inovações. O compromisso é de sempre buscar a excelência nas informações e levá-las de forma clara a todos os interessados em saber um pouquinho mais da cultura oriental.
Boas festas e que 2015 venha repleto de realizações.
Boa leitura.
Rodrigo Meikaru