Com novo projeto, Colégio Exatus inclui aula de língua japonesa no currículo e torna-se uma escola trilíngue
Fotos Divulgação
O Colégio Exatus, homenageado recentemente pelo Consulado Geral do Japão, durante a comemoração dos 100 anos de Consulado, pelo trabalho desenvolvido em prol da cultura japonesa no Brasil, vem atuando em um novo projeto em 2015: a inclusão do idioma japonês no currículo dos alunos, tornando-se assim, uma escola trilíngue, já que as línguas portuguesas e inglesas já fazem parte da grade escolar.
O diretor do colégio, Augusto Takara, explica que em 2015, inseriram o ensino da língua japonesa para os alunos do pré-primário e 1º ano do Ensino Fundamental. “No ano que vem as turmas do 2º ano do Ensino Fundamental, também terão no currículo as aulas de japonês, e assim por diante, ano a ano”, conta. “Esse é um projeto a longo prazo, mas no futuro todas as nossas turmas terão aulas dos três idiomas, da pré-escola ao Ensino Médio”, completa.
Além das aulas de japonês, que acontecem uma vez por semana, os costumes e tradições da cultura japonesa também são trabalhados com as crianças. “Essas aulas agregam valor não só para os alunos, mas também para as famílias”, ressalta Takara. “E o idioma não é só utilizado nesses momentos, por exemplo, durante a prática de Rádio Taissô (ginástica rítmica japonesa), durante as aulas de música, educação física e educação artística, os alunos também aprendem os números, cores e letras das canções, nas três línguas”, detalha.
Dessa forma, explica Takara, os alunos têm contato com os idiomas ao longo de toda a semana. E o método tem tido aprovação tanto dos alunos como dos pais. “Os alunos adoram e estão ensinando os pais, a aprovação é grande e é de toda a família”, conta.
E a utilização do inglês e japonês não se restringe só as atividades dentro do Colégio. Quando os alunos viajam para o sítio do Exatus, localizado no interior de São Paulo, essa metodologia se mantém. “Os alunos aprendem o nome dos animais, das flores, em japonês e inglês”, relata o diretor do Colégio. “Em julho de 2016, o sítio estará totalmente pronto, com alojamentos e espaços para vários projetos como o Centro de Astronomia, campo de futebol, piscina, Biodigestor, alambiques, plantação de cana, mandioca, verduras orgânicas, atividades que vão complementar as aulas de química, física, ciências, biologia, além de colaborar com as aulas dos idiomas”, enaltece Takara.
E a intenção é que em todos os passeios que os alunos participem, eles tenham esse monitoramento nos três idiomas. “A nossa ideia é que as crianças ‘eduquem os ouvidos’ para as três línguas, que eles tenham contato sempre”, finaliza Takara.