Após divulgarmos aqui a informação de que os japoneses criaram a vacina contra o vírus letal Nipah, agora as companhias farmacêuticas japonesas estão desenvolvendo um tipo de medicamento para câncer que pode ser utilizado para tratar várias formas da doença.
As farmacêuticas japonesas já haviam testado os medicamentos recentemente desenvolvidos em diferentes tipos de câncer, como câncer de pulmão ou de estômago e haviam solicitado aprovação do governo como drogas para tratar apenas tipos específicos de câncer. Entretanto, estudos recentes revelaram que uma droga funciona em vários tipos da doença se eles forem causados pelo mesmo gene.
Segundo a NHK, diversas empresas estão agora desenvolvendo medicamentos para suprimir o funcionamento dos genes causadores do câncer, de olho na aprovação da droga como um medicamento para mais de um tipo de câncer.
Por exemplo, o governo aprovou em Dezembro um medicamento para quimioterapia comercializado pela MSD K.K. como a primeira droga contra câncer de uso geral no Japão, e que pode ser utilizada em qualquer tipo de câncer menos aqueles que afetam o sangue. O medicamento havia sido comercializado originalmente voltado ao tratamento do câncer de pele e de pulmão.
A Chugai Pharmaceutical está desenvolvendo outra droga com o objetivo de obter aprovação para um tratamento universal contra o câncer. O medicamento está sob avaliação do governo.
Dados sobre o câncer no Japão:
Desde 1981 o câncer é a principal causa de morte no Japão e desde então o número de mortes por esta doença vem aumentando. Segundo o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem Estar Social do Japão, mais de 370 mil pessoas morreram de câncer no país em 2017. Este número representa cerca de 1/3 do total de mortes do país durante o ano, ou seja, um em cada três japoneses morre de câncer.
Segundo alguns dados, a proporção de mortes por câncer por 100 mil habitantes no Japão é cerca de 1,6 vez mais alta do que nos Estados Unidos. Isto indica que o número de mortes relacionadas ao câncer no Japão está subindo em relação ao recente declínio registrado na Europa e nos Estados Unidos. Uma razão provável é o aumento de idosos na sociedade japonesa. Segundo dados do Centro Nacional de Câncer do Japão, a proporção de pacientes de câncer é mais alta entre a população mais idosa. O número de pacientes de câncer em pessoas com idades entre 70 e 74 anos é quase quatro vezes mais alta do que entre aqueles que têm entre 50 e 54 anos.
Outras possíveis razões são a mudança do estilo de vida, como a adoção de uma dieta em estilo ocidental, bem como um baixo número de testes de câncer. Cerca de 40% dos japoneses fazem testes de câncer. Enquanto cerca de 80% das mulheres no Reino Unido e nos Estados Unidos fazem testes para detecção de câncer da mama e do útero, no Japão esta proporção e cerca da metade.
O governo do Japão está lançando várias campanhas para mudar este número. O objetivo é melhorar a taxa desses testes para 50%.
Fonte: NHK World – Link 1, Link 2
Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo Facebook, Twitter e Instagram.