Esporte: No topo do ranking

0
684

Atleta Felipe Wu alcança a primeira colocação e realiza um feito histórico no tiro esportivo brasileiro

Fotos Divulgação CBTE

 

ISSF World Cup Rifle/Pistol 2016 - Bangkok, THA - Finals 10m Air Pistol MenApós a consagradora vitória na etapa da Tailândia da Copa do Mundo de Tiro Esportivo, o brasileiro Felipe Wu passou a liderar o ranking mundial da prova pistola de ar, um feito inédito na história do tiro esportivo brasileiro.

O primeiro lugar na Copa, e consequentemente, no ranking é fruto de um forte trabalho realizado pelo atleta há cerca de sete anos. Os intensos treinamentos especializados deram a Felipe a medalha de prata nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Singapura 2010, passando por ótimos resultados em competições sul-americanas, pela medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em 2015, até alcançar a primeira colocação na Copa do Mundo da Tailândia.

Descende de chineses, Wu, que é contratado pelo Exército como atleta, começou a atirar com 8 anos, acompanhando os pais, e as competições entraram em sua vida aos 12.

Outro atleta brasileiro também foi finalista na Tailândia, terminando na oitava colocação. Emerson Duarte aparece na 16ª posição no ranking mundial da prova pistola tiro rápido.

Os classificados

ISSF World Cup Rifle/Pistol 2016 - Bangkok, THA - Finals 10m Air Pistol MenAlém do primeiro lugar no ranking, Felipe Wu também já garantiu sua vaga para os Jogos Olímpicos Rio 2016. O atleta vai participar das provas de pistola de ar 10m e pistola 50m.

Wu é um dos nove atletas brasileiros que formam o time brasileiro de tiro esportivo para as Olimpíadas, composto por três mulheres e seis homens: Cassio Rippel (carabina deitado 50m, carabina de ar 10m e carabina 3 posições); Daniela Carraro (skeet feminino – na prova dois pratos são lançados de lugares aleatórios no campo de competição, e o atleta precisa quebra-los com dois tiros); Emerson Duarte (pistola tiro rápido 25m); Janice Teixeira (fossa olímpica feminina); Julio Almeida (pistola de ar 10m e pistola 50m); Renato Portella (skeet masculino); Roberto Schmits (fossa olímpica masculina); e Rosane Budag (carabina de ar e carabina 3 posições).

Wu e os demais atletas que formam a seleção brasileira mantêm rotinas rigorosas de treinamentos de forma a melhorarem ainda mais seus resultados. E para aprimorar esses treinos no local onde serão disputados os jogos, o presidente da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo – CBTE, Durval Balen, está negociando com o Comitê Rio 2016 para que os atletas brasileiros possam utilizar as instalações do Centro Olímpico de Tiro. A solicitação de Balen conta com o apoio de Olegario Vázquez Raña, presidente da Federação Internacional de Tiro Esportivo (ISSF, na sigla em inglês).