Evento: Cultura em prova

0
620

Em sua 9ª edição, o Festival Nikkey Matsuri terá como tema o taikô

 Fotos Divulgação

Apresentação de taikô no Nikkey Matsuri

As batidas fortes e cadenciadas dos taikôs – tambores japoneses – darão o tom a mais uma edição do Festival Nikkey Matsuri, festa com temática japonesa que agita a Zona Norte de São Paulo, nos dias 29 e 30 de março, no Clube-escola Jardim São Paulo.

Em sua 9º edição, o taikô será o tema da festa. Justa homenagem a um dos instrumentos mais tradicionais da terra do sol nascente e que vem ao longo da história encantando pessoas em todo o mundo. No Brasil, o taikô começou a ser executado há cerca de 50 anos, com a formação dos primeiros grupos, que ensaiavam e tocavam nos eventos internos das associações nipo-brasileiras da capital paulista. Com o passar dos anos, essa arte caiu no gosto dos jovens – não só dos descendentes de japoneses – e se espalhou pelas terras tupiniquins. Atualmente, de acordo com a Associação Brasileira de Taikô – ABT, estima-se que existam no Brasil mais de 100 grupos de taikô, espalhados por todos os estados do país.

O evento é promovido por 10 entidades, são elas: Associação Cultural e Esportiva Tucuruvi, Associação Cultural e Esportiva Okinawa Santa Maria, Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira Imirim, Associação Esportiva e Cultural Campo Limpo, Anhanguera Nikkey Clube, Associação Cultural e Esportiva Okinawa Casa Verde, Associação Okinawa do Carandiru, São Paulo Gigante Beisebol e Softbol Clube (SP Giants), Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira Vila Nova Cachoeirinha e Instituto HeiSei.

Segundo os organizadores, o evento tem como proposta fazer com que o público tenha um contato direto com a cultura japonesa, interagindo e participando das inúmeras atividades oferecidas na festa, algumas delas as mais tradicionais expressões da cultura oriental. “Como a temática da festa esse ano é o taikô, estamos caprichando na programação e trazendo diversos grupos para se apresentarem durante os dois dias de evento. Alguns já confirmaram presença, como o Requios Geino Dokokai Eisá Taiko, Ryukyukoku Matsuri Daiko Brasil, Himawari Taiko e Grupo Odaiko”, antecipa o presidente do 9º Festival Nikkey Matsuri, Gerson Kunii.

Mas a programação não se resume apenas aos grupos de taikô. O festival traz ainda oficinas de origami, furoshiki, mangá, ikebana e Evento reúne apresentações artísticas, workshops e gastronomia típicashodô, apresentações de danças folclóricas tradicionais e modernas do Japão, shows com cantores famosos na comunidade, como Joe Hirata, Erica Taira, entre outros artistas.

As cerca de 40 mil pessoas, aguardadas para os dois dias de evento, também poderão apreciar e conhecer pratos típicos da culinária japonesa, preparados pelas entidades responsáveis pelo evento.

A entrada para essa grande festa é franca, mas os organizadores do festival pedem a colaboração do público com a doação de um quilo de alimento não perecível, que serão doados para entidades assistenciais da comunidade nipo-brasileira e da Zona Norte de São Paulo. “O ano passado arrecadamos mais de duas toneladas de alimentos, que foram doados para algumas entidades, e em 2014 pretendemos arrecadar ainda mais”, conta Kunii.

Que também destaca o trabalho dos voluntários, imprescindível para o sucesso da festa. “Sem o apoio e colaboração dos voluntários seria impossível realizar um festival desse porte. Por isso, estamos sempre buscando novos interessados em colaborar com o evento”, revela. Os interessados em se tornar voluntário podem entrar em contato pelo e-mail gersonkunii@gmail.com.

Informações

9º Nikkey Matsuri

29 e 30 de março

Das 10h às 20h

Clube Escola Jardim São Paulo (rua Viri, 425)

www.nikkeymatsuri.nw.org.br