Nas batidas dos tambores
Bunkyo recebe a 10ª edição do Festival Brasileiro de Taikô, que promete agitar a cidade de São Paulo
Tamires Alês
A energia e a vibração das batidas fortes dos tambores japoneses vão invadir o bairro da Liberdade para celebrar a 10ª edição do Festival Brasileiro de Taikô, a maior competição de taikô do Brasil. A festa, organizada pela Associação Brasileira de Taikô – ABT, acontece no dia 28 de julho, a partir das 8h, no Grande Auditório da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo.
Segundo Orlando Shimada, presidente da entidade, o evento tem como objetivo difundir ainda mais a arte do taikô pelo Brasil, aumentando o número de tocadores, estimado em cerca de 2 mil, espalhados por todo o Brasil, em cerca de 80 grupos. “Queremos que mais pessoas aprendam a tocar taikô de maneira correta, com técnica e, principalmente, com o coração”, ressalta.
Realizado uma vez por ano, o campeonato ganhou novas categorias. Para a 10ª edição os grupos serão divididos em: Mirim, até 11 anos; Júnior, jovens até 18 anos; Máster, mais de 40 anos; Livre, qualquer idade; Oodaiko, solo – em que cada tocador tem 2 minutos para se apresentar; e Especial, em que se apresentam os vencedores das categorias Júnior e Livre.
Esta edição deverá contar com quase 30 grupos de taikô de todo o País. De acordo com os organizadores, as categorias Júnior e Livre são as que têm o maior número de competidores.
Na difícil missão de escolher o melhor grupo de cada categoria estão sete jurados, entre eles músicos, líderes de grupos de taikôs brasileiros, e o principal, o professor Toshiyasu Minowa, mestre em taikô do Japão.
Além de se apresentarem em um dia de muita alegria, os grupos vencedores também recebem prêmios. “Do primeiro ao quinto lugar oferecemos troféus, diplomas e alguns instrumentos. Já o grande campeão de cada categoria recebe um belo presente”, conta Orlando. Na Mirim, um dia completo no parque aquático Wet’n Wild; na Livre, um final de semana em Caldas Novas, Goiás; nas categorias Máster e Odaiko, um jantar; e o vencedor da Júnior garante uma vaga para representar o Brasil no Festival de Taikô que acontece no Japão”, enumera Shimada.
Para assistir a essa grande festa e torcer pelo seu grupo de taikô preferido, os convites antecipados custam R$ 15,00 e no dia R$ 20,00.
Pela preservação
Fundada há mais de 10 anos, a ABT realiza um belo trabalho de preservação e divulgação da arte dos tambores em terras tupiniquins. “Nós trabalhamos diariamente para preservar a cultura e divulgar a filosofia do taikô pelo Brasil. Não é fácil, mas temos uma ótima aceitação, até mesmo entre os brasileiros, que em alguns grupos são maioria”, revela o presidente da entidade.
Segundo ele, o resultado desse árduo trabalho desenvolvido pela associação são os vários grupos existentes em diversas regiões do País, como Manaus, Belém, Salvador, Cuiabá, Brasília, e principalmente no eixo, São Paulo e Paraná, onde há um número maior de tocadores.
Tocadores esses que estão melhores a cada dia. Uma evolução técnica que Shimada atribui principalmente, ao intercâmbio com os mestres e grupos de taikô japoneses, e ao empenho, dedicação e treinamento dos tocadores brasileiros.
Além do Festival Brasileiro de Taikô, a ABT realiza outras atividades como o Festival Primavera de Taikô, que em 2013 será realizado no dia 08 de setembro, em São Bernardo do Campo, e o exame de capacitação técnica, que tem como objetivo aumentar o nível dos tocadores, realizado sempre no mês de janeiro com a presença de mestres japoneses.
Informações
10° Festival Brasileiro de Taikô
28 de julho de 2013
Das 8h às 18h
Bunkyo – rua São Joaquim, 381, Liberdade
Tel.: 11. 3207-1261