Eventos: Yosakoi Soran

0
909

De volta às origens

 Inspirado na versão japonesa, a 11ª edição do Festival Yosakoi Soran terá apresentação nas ruas de Maringá 

  Tamires Alês / Fotos: Divulgação

IMG_8622Com roupas coloridas e vibrantes, dançarinos se movimentam de forma coreografada ao som de uma música que mistura instrumentos típicos japoneses – como o taikô e o shamisen (cítara japonesa) –, com guitarras e bateria, e ritmos modernos como pop, rock e hip-hop. Em suas mãos o naruko (chocalho japonês feito em madeira) se movimenta, e de suas gargantas saem o vibrante grito “Soran”. Toda essa energia e empolgação, típicas do yosakoi soran, vão invadir as ruas da cidade de Maringá. Assim será a 11ª edição do Festival Yosakoi Soran – festa de dança contemporânea japonesa que une tradição e modernidade –, que em 2013 está cheia de novidades.

Para começar, o evento será realizado pela primeira vez fora da capital paulista. O lugar escolhido foi à cidade de Maringá, que assim como São Paulo concentra grande número de descendentes japoneses. Mas não para por aí… nessa edição também ocorrerá apresentação nas ruas, uma volta às origens do festival, que em suas duas primeiras edições foi realizado ao ar livre, e também uma maneira de se aproximar do que é feito no Japão. “Dessa forma o público poderá assistir e admirar de perto a energia contagiante com que o yosakoi soran é praticado pelos seus adeptos”, ressalta o coordenador geral do evento, Michael Tamura.

A primeira apresentação será realizada no dia 27 de julho, às 14h, na praça da Catedral Basílica de Maringá, e a segunda às 16h, na avenida São Paulo – em frente ao Shopping Maringá Park. E no dia 28 de julho acontece, como já é tradição, a apresentação no palco, no Ginásio de Esporte do Centro Universitário de Maringá – Cesumar, em duas sessões: às 10h30 e às 16h.

“Outra novidade dessa edição é a transmissão ao vivo do Festival, via internet, que tem como intuito difundir e divulgar a nova versão do festival. Assim grupos de todo o mundo poderão prestigiar o evento, bem como parentes e familiares que não puderem estar presente na festa”, revela Tamura. A transmissão será realizada pelo site oficial do evento, o www.yosakoisoran.org.br.

Organizado pela Associação Yosakoi Soran do Brasil, o festival é o único em todo o mundo realizado de forma oficial fora do Japão. Nessa edição são esperados cerca de 20 grupos de várias regiões do Brasil, que vão disputar as primeiras colocações nas categorias juvenil (menor de 15 anos) e adulto (a partir dos 15 anos), além do Grand Prix, o grande vencedor dentre todos os grupos participantes. “Em 2013 também teremos a categoria Livre, em que os grupos não competem apenas se apresentam. Uma forma de incentivar aqueles que nunca participaram da competição”, explica o coordenador.

A festa – que também conta com uma área de alimentação com pratos típicos da gastronomia oriental – tem entrada gratuita e espera receber mais de 3 mil visitantes por apresentação. “Pedimos a colaboração do público com a doação de um quilo de alimento não perecível que será doado a entidades assistenciais”, relata Tamura.

IMG_8028

Por dentro da História

Norte e Sul do Japão unidos na mesma dança. É a partir da mescla do Yosakoi bushi, música da província de Kouchi, dançada pelos jovens nas ruas, com o Soran bushi, canção folclórica rítmica, comum entre os pescadores de Hokkaido, que nasce o Yosakoi Soran. A dança foi criada em 1991 por um universitário de Hokkaiko que conheceu a dança típica de Kouchi e resolveu misturá-la com as tradições de sua cidade natal.

Nesse mesmo ano o primeiro Festival de Yosakoi Soran aconteceu no Japão reunindo cerca de 10 grupos e mil dançarinos. Atualmente a festa reúne mais de 400 grupos e 40 mil participantes, que dançam pelas ruas de Sapporo e de Kouchi em blocos, similar a uma grande escola de samba.

O festival chegou ao Brasil em 2003, pelas mãos do empresário Hideaki Iijima, da rede Soho Hair International, e a cada ano recebe mais grupos e público. Prova que o objetivo de Iijima de atrair a atenção dos jovens para a cultura do Japão, resgatar e divulgar as tradições japonesas só que com modernidade tem sido realizado com louvor.

Nas duas primeiras edições, o evento, organizado pela Associação Yosakoi Soran do Brasil, foi realizado ao ar livre, igual à versão japonesa, primeiro nas ruas do tradicional bairro da Liberdade e na sede da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo, e no ano seguinte no Parque do Ibirapuera, contando também com uma apresentação no Ginásio. A partir da terceira edição, o Festival passou a ser realizado na casa de Show Via Funchal, em São Paulo.

Informações

11° Festival Yosakoi Soran

27 e 28 de julho de 2013

Entrada um quilo de alimento não perecível

Tel.: 11. 3541-1809

www.yosakoisoran.org.br