Do tradicional ao moderno, Azami Sushi oferece variedade criativa em seu menuDas centenas de restaurantes japoneses, difícil mencionar aqueles que realmente prezam pela boa comida, atendimento prestativo e a qualidade da matéria-prima. Afinal, se a moda dos do sushi e sashimi está tão em voga, é natural que a qualidade em muitos deixa a desejar, oferecendo refeições que passam longe da comida japonesa.
Dentre as poucas casas que respeitam o paladar de quem busca a verdadeira gastronomia japonesa, está o Azami Sushi, na Aclimação. Comandada pelos irmãos Denis e Fred Sasaya, além da mãe, Márcia, a casa é um ponto de referência para os amantes dos pratos japoneses. Afinal, já são mais de seis anos servindo do tradicional “festival” – contemplando temaki, sushi e sashimi com peixes frescos – aos pratos típicos, como udon, donburi, sukiyaki, lamen e lula recheada. Uma gama de opção bastante significativa dentro dos padrões encontrados, atualmente, nas casas.
“O que vale aqui são as opções sempre frescas e que deixam o nosso cardápio muito completo. Procuramos não mudar muito o que é tradicional do Japão e sempre estamos em busca de qualidade”, explica o administrador do Azami, Denis. O “não mudar muito” significa que inovações como sushi com frutas e outras experimentações de gosto duvidoso não fazem parte do cardápio. “Procuramos manter a essência da gastronomia japonesa”, pondera.
Qualidade essa que passa por um rigoroso controle. Da entrega de matéria-prima, passando pelo manuseio, até a chegada à mesa, tudo é feito com cuidado e atenção redobrados. Tanto é assim que o Azami está na fase final da consultoria elaborada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), denominada “Programa Alimento Seguro”. Nela, consta capacitação, dicas e incentiva a busca pela excelência em empresas que lidam com alimentos. “Já estamos na fase final do processo, com adequação às mais rígidas normas de segurança. E isso destaca-se nos pratos servidos, com uma qualidade cada vez maior. Muitas vezes, as pessoas enxergam somente o que chega à mesa, mas o trabalho que antecede todo o processo é muito complexo. E, nós, aqui do Azami, levamos a sério tais questões”, explica Sasaya.
Aberto de terça a domingo, o restaurante quer inovar nos serviços, neste ano. Por ser a pioneira e referência de gastronomia japonesa da região, deve atender, nos próximos meses, as residências – implementando o sistema de entregas. Mas, enquanto isso, vale a pena uma visita ao salão, pois, além das mesas e cadeiras, possui tatami para uma refeição típica oriental. Os valores do festival são de R$ 49,90 (almoço) e R$ 59,90 (jantar). Mais informações através do site: www.azamisushi.com.br.