Expansão de mercado

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Referência no ramo de alimentos asiáticos, Sakura Nakaya anuncia investimento de R$ 25 milhões

Referência quandFabrica de Ouvidor após ampliação (2)o o assunto são produtos alimentícios asiáticos, a Sakura Nakaya Alimentos promete ampliar ainda mais sua participação no segmento, tanto no Brasil quanto em outros países. E os planos são ousados: a empresa anunciou, recentemente, um investimento na ordem de R$ 25 milhões em suas duas unidades, localizadas em Ouvidor (Goiás) e Boituva (São Paulo).

O aporte surge em um momento de expansão, especialmente em regiões que a Sakura tem mirado: Norte e Nordeste. Por lá, a empresa quer atender um público que está se adaptando aos produtos asiáticos na gastronomia local. Um sinal claro dessa mudança é a presença, cada vez maior, de restaurantes voltados à gastronomia japonesa. “Por lá, os índices de crescimento de consumo são maiores do que os registrados em outras regiões do País. Isso mostra que há um grande potencial a ser explorado nos próximos anos”, analisa o vice-presidente da Sakura, Roberto Ohara.

Para tanto, tecnologia e modernidade são as palavras da vez dentro da empresa. Em novembro, uma nova área da fábrica em Ouvidor foi inaugurada, para processar e envazar 84 milhões de frascos por ano – e não só do tradicional molho de soja (shoyu), mas, também, de molho inglês, de alho e pimenta. O local estratégico permite que a empresa atenda com maior rapidez estados localizados ao norte e nordeste.

Missô - processo automatizado (2)

Segundo Ohara, o investimento serviu, principalmente, para adequar a linha de produção com as mais rígidas normas de segurança dos alimentos, dando mais autonomia e qualidade aos produtos. “Atendemos a todos os critérios exigidos, como salas extremamente limpas e fechamentos de painéis metálicos térmicos de forros e paredes”, explica Ohara. A parte de cuidado com o meio ambiente também não ficou de fora: o projeto contemplou iluminação com lâmpadas de LED, captação de águas pluviais para reuso e utilização de energia solar para limpeza de utensílios.

“É um orgulho poder trabalhar de forma eficaz e atendendo todas as normas de segurança. Por isso, posso dizer que estamos muito satisfeitos com as mudanças e preparados para atender uma demanda alta”, afirma o presidente da empresa, Renato Nakaya, vislumbrando um mercado ainda mais promissor para os próximos anos. Afinal, o capital também será aplicado na expansão do mix de produtos, inclusive com o desembarque em novas categorias.

Já no interior paulista, a Sakura Nakaya investe em excelência de produto. Se, hoje, a marca detém praticamente todo o mercado de massa de soja e arroz, popularmente chamada de “missô”, a ideia é que tal alimento faça frente aos importados, produzidos na Ásia e, consequentemente, estimular ainda mais o consumo interno. Segundo Ohara, a instalação de novos maquinários automatizados permitirão agregar novos métodos e melhorar técnicas utilizados já há 70 anos de produção. “Com estas novas máquinas, o produto terá uma qualidade muito maior, sem dúvida. E, já que estamos no momento de expansão, temos de nos espelhar em produtos de excelência. Temos totais condições de produzir esses produtos no Brasil”, destaca.

Considerada a maior produtora da América Latina do tradicional tempero asiático, a empresa adota processo de fermentação cem por cento natural da soja, milho e arroz já com equipamentos únicos no mercado. Para assegurar que não haja contaminação por grãos transgênicos, desenvolveu, ainda, um rigoroso sistema de análise e rastreamento, que se inicia na seleção das sementes, no plantio, colheita e armazenamento. Fatores que elevam, cada vez mais, o nome da marca junto aos consumidores.

Aplicativo para localizar restaurantes japoneses também é lançado

Ao mesmo tempo que anuncia investimentos em suas duas unidades, a Sakura Nakaya Alimentos também apresenta novidades para os apreciadores de culinária japonesa. Em novembro, a empresa anunciou o aplicativo mobile “Sakura” para os sistemas IOS e Android que indica restaurantes asiáticos próximos da região e da localidade do aparelho no qual está instalado o APP.

Disponível de forma gratuita, o aplicativo permite conferir as informações de restaurantes (endereço, telefone, valores, formas de pagamento), bem como salvar os locais favoritos e fazer check-in nos estabelecimentos. “Trata-se de um serviço bastante interessante e que ajudará as pessoas a escolherem de forma prática e dinâmica um restaurante japonês”, explica o diretor de marketing da Sakura, Henry Nakaya.

A utilização é simples, pois o login é feito através da conta do usuário no Facebook. No total, já estão cadastrados mais de 300 restaurantes parceiros da empresa, concentrados na Grande São Paulo.