Nos dias 2 e 3 de julho, a Estância Turística de São Roque recebe a 20ª edição do Sakura Matsuri
Fotos Divulgação Bunkyo
Para quem está a procura de um programa fora de São Paulo, para os apaixonados por flores, especialmente, as cerejeiras, ou para os que desejam um final de semana de paz e tranquilidade com a família, o Sakura Matsuri – Festival das Cerejeiras Bunkyos é uma excelente opção. A festa, que chega a sua 20ª edição, acontece nos dias 2 e 3 de julho no Centro Esportivo Kokushikan Daigaku, na Estância Turística de São Roque, a cerca de 60 quilômetros de São Paulo.
São mais de 400 pés de cerejeiras espalhados pelos 23 alqueires do Centro Esportivo, que enfeitam e encantam os visitantes do evento, um dos mais importantes festivais de cultura japonesa da região do Sudoeste Paulista. O local abriga três variedades de cerejeiras: Okinawa (rosa forte), Himalaia (flores miúdas em rosa claro) e Yukiwari (rosa claro).
Para comemorar a 20ª edição do Sakura Matsuri os organizadores estão programando um show comemorativo, bem como uma solenidade para prestar homenagem às personalidades e entidades que colaboraram ao longo desses anos.
Apreciar a belíssima florada das cerejeiras é umas das várias atrações do festival, que conta também com apresentações artísticas e culturais, a praça dos bazaristas com mais de 40 participantes oferecem uma gama variada de produtos, com destaque para os produtores de verduras e flores da região, e a venda de mudas de sakura, produzidas no próprio Kokushikan.
A praça de alimentação, sempre disputada, conta com 21 expositores com pratos da tradicional culinária japonesa, preparadas pelas entidades nipo-brasileiras da região, além de pratos da culinária alemã, italiana e portuguesa.
Como tudo começou
Em 1997 acontecia a primeira edição do Sakura Matsuri, mesmo ano em que foi oficializada a doação do Kokushikan ao Bunkyo. Segundo os organizadores da festa, o evento tinha como finalidade apresentar à comunidade nipo-brasileira as instalações do local, bem como trazer mais gente para compartilhar as belezas das cerejeiras em flor.
De lá para cá o evento foi se expandindo tanto em termos de atrações como de público. Atualmente, faz parte do calendário oficial de eventos da Estância Turística de São Roque e é realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo, a Associação Cultural e Esportiva Vargem Grande Paulista, Associação Cultural de Mairinque, Associação Golf Kokushikan e Cotia Seinen Renraku Kyoguikai.
Aos interessados em visitar o evento, que tem entrada franca, o Bunkyo organiza ônibus que levam e trazem os visitantes do Festival, com saída do bairro da Liberdade, na sede da entidade (rua São Joaquim, 381). Segundo os organizadores, os interessados devem adquirir as passagens antecipadamente junto à Secretaria do Bunkyo. Os ônibus têm saída e retorno com horários determinados e custam R$ 35,00 por dia.
Informações
20º Sakura Matsuri – Festival das Cerejeiras Bunkyos
2 e 3 de julho, das 8h às 17h
Entrada franca
Centro Esportivo Kokushikan Daigaku
Estrada do Carmo, 801 (entrada pela rodovia Bunjiro Nakao, km 48) – São Roque / SP
Tel.: 11. 3208-1755