Gastronomia: Empenho reconhecido

0
683

Chef Shin Koike é homenageado pelo governo do Japão pela divulgação da tradicional culinária japonesa no Brasil

Fotos Divulgação

Chef Shin Koike recebe homenagem do Cônsul Geral do Japão, Noriteru Fukushima

O premiado chef Shin Koike, dos restaurantes Aizomê e Sakagura A1, foi condecorado pelo governo do Japão com o “Prêmio Difusão da Culinária Japonesa no Exterior”, pelo trabalho realizado no Brasil de divulgação da autêntica gastronomia nipônica. A premiação aconteceu no mês de novembro, no Japão, e no final de janeiro também foi realizada no Brasil, representando o primeiro evento em comemoração aos 120 anos de Tratado de Amizade Brasil-Japão.

Coordenado pelo Consulado do Japão, a premiação aconteceu na casa do Cônsul Geral do Japão, Noriteru Fukushima. “Esse é o primeiro dos muitos eventos que vão ocorrer no ano de 2015 em diversas áreas, para demonstrarmos nossa gratidão ao povo e ao governo brasileiro”, exaltou Fukushima durante a cerimônia, que contou com a presença de autoridades de diversos países, empresários e jornalistas.

O prêmio, recebido por Shin Koike, é realizado desde 2006 pelo Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão e é dado a cinco profissionais que se destacaram na divulgação ou fomento da gastronomia japonesa fora do Japão durante o ano. É a segunda vez que o Brasil é mencionado na premiação. A primeira condecoração foi concedida, em 2010, para o presidente do Grupo Tozan, Toru Iwasaki, pela difusão de ingredientes como mirin, shoyu e missô, essenciais na culinária japonesa.

Além da homenagem, o evento contou com uma palestra sobre as raízes da gastronomia japonesa, ministrada pelo chef, e uma degustação de pratos típicos. “É muito importante transmitir as origens dos pratos japoneses não só para o público brasileiro, mas também para os profissionais que trabalham com a gastronomia aqui. É imprescindível que se mantenha essas origens, tanto dos ingredientes, como das técnicas, pois se tiver muitas adaptações, perdemos a essência da milenar culinária japonesa”, enfatizou Koike.

Para apresentar toda a peculiaridade dessa gastronomia – reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco

Iguarias servidas pelo chef durante o evento
Iguarias servidas pelo chef durante o evento

(Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) – o chef Koike preparou diversos pratos que destacam as raízes da culinária nipônica, como cozidos, frituras, grelhados, sushis, sashimis e doces típicos, além de receitas que incluem iguarias como ovas de ouriço do mar, siri mole, peixe carvão do Pacífico, muito apreciado no Japão, e costela de Wagyu, raça bovina japonesa.

“A culinária japonesa faz parte da cultura do Japão, não é apenas uma comida. E por meio da difusão da gastronomia, pretendo que os brasileiros conheçam também a cultura japonesa”, ressalta Koike. “Por isso, que meu objetivo é continuar divulgando a culinária e, principalmente, conservando a essência dessa milenar gastronomia”, finaliza o chef.

Shin Koike

Nascido em Tóquio, em 1957, o chef japonês Shin Koike chegou ao Brasil em 1993 como consultor na área de restaurantes, para fazer uma
pesquisa de mercado para um grupo de restaurantes do Japão. Ficou tão encantado pelas terras brasileiras que resolveu voltar ao Brasil para abrir seu próprio restaurante.

Após passar por algumas casas japoneses de renome no País, Koike inaugurou, em 2004, seu primeiro restaurante no Brasil, o A1 (hoje extinto), que funcionou no subsolo do Top Center, na avenida Paulista e consolidou sua fama. Em 2007, abriu o Aizomê e em 2012 o Sakagura A1, todos premiados pela crítica brasileira.

Seu livro “A Cor do Sabor: A Culinária Afetiva de Shin Koike” (Editora Melhoramentos), escrito por Jo Takahashi, foi premiado o segundo melhor livro de gastronomia japonesa do mundo pela “Gourmand World Cookbook Award”, de 2013.