Gastronomia: Lámen também no Paraíso

0
830

O típico prato de inverno japonês cai de vez no gosto dos brasileiros e mais uma casa é inaugurada em São Paulo

 

Fotos Divulgação

Seguindo a tendência de outras casas de lámen que inauguraram recentemente em São Paulo e que não optaram pelo bairro oriental da Liberdade e exploraram outras regiões da cidade, o Jojo Ramen abriu suas portas no início de maio, no Paraíso, na zona Sul da capital paulista.

Desde o primeiro dia de inauguração a casa, comandada pela neta de japoneses Simone Xirata e demais sócios, já tem fila na porta e nos primeiros 11 dias de funcionamento vendeu 2 mil lámens, ou ramen, como os japoneses preferem. Mais uma prova que o prato japonês é o novo queridinho dos paulistas.

Para preparar a tradicional receita japonesa – com massa e caldo feitos no próprio restaurante – Simone trouxe de Tóquio o chef japonês Takeshi Koitani, dono de duas casas em Nakano, região metropolitana de Tóquio. Como o chef não permanecerá na cidade, no dia-a-dia a cozinha do Jojo Ramen será comandada, em turnos separados, por Cássio Ikegami, ex-cozinheiro do extinto Rangetsu of Tokyo, e Thyago Anasawa, formado pela Hotec.

Tsukemen
Tsukemen

No cardápio, os lámens variam entre o caldo à base de sal, shoyu, missô e kara missô, uma versão um pouco mais “básica” e outra mais incrementada, geralmente com ovo. O chef Koitani também trouxe uma tendência das casas de Tóquio, o tsukemen, em que o caldo vem separado dos demais ingredientes e é adicionado a gosto, na mesa. Os valores variam de R$ 27,00 a R$ 35,00.

Ainda há opções de petiscos como o karaguee (frango frito). De sobremesa o tradicional choux-cream, preparado com esmero pela chef patissière Viviane Hitomi Wakuda. Já entre as bebidas há algumas poucas opções de cervejas, saquês e shochus.

O ambiente da casa tem um toque oriental e móveis claros, e todas as louças são da famosa ceramista Hideko Honma. O Jojo Ramen funciona de segunda-feira a sábado, das 18h30 às 22h. Aos que não são adeptos das longas filas, cheguem cedo, pois aos sábados uma mesa pode demorar até 4 horas. No mês de julho, a previsão é que a casa também funcione no horário do almoço, das 11h30 às 15h.

Informações

Jojo Ramen

Rua Dr. Rafael de Barros, 262 – Paraíso

Tel.: 11. 3279-5005

www.jojoramen.com.br

Facebook.com/ramenjojo