Gastronomia: Tradição de Ano Novo

0
697

Para incrementar a ceia da virada do ano, a Mundo Ok selecionou três receitas típicas dos povos orientais

Fotos Divulgação

Cada país tem um prato típico especial para celebrar a data mais importante para os asiáticos. Os nipônicos, por exemplo, preparam no primeiro dia do Ano Novo a sopa de ozoni. Segundo a tradição japonesa, ao tomar a sopa a pessoa terá muita sorte no ano vindouro. Ela é consumida em diversas regiões do Japão, e cada lugar tem a sua própria versão do caldo.

Na china, de acordo com Sung Tien Lo, os chineses consomem o jiaozhi, trouxinhas cozidas, muito semelhantes ao guioza. “Nesta época, a receita é feita por todos os integrantes da família, que se juntam na mesma mesa, cada um fazendo o jiaozhi a sua maneira e unindo as conversas”, conta Sung.

Já na Coreia do Sul, a receita especial para comemorar a data é o tokguk. “É uma sopa com base no tok, uma massa de arroz tradicional coreana, que a remete pureza e sorte para o ano novo”, conta Laila Stephanie, filha de sul-coreanos, a jovem mantém um blog com receitas típicas coreanas, o The Stephanie’s Plate (thestephaniesplate.blogspot.com.br).

Confira as receitas!

 

 Ozoni

Ingredientes:

– 1 litro de água
– 1 colher de chá de hondashi (tempero à base de peixe)
– 3 colheres de sopa de shoyu
– 10 cm de kombu (alga seca)
– 1 colher de café rasa de sal
– 2 colheres de sopa de saquê
– 300 gramas de moti cortados em cubos médios
– 60 gramas de cenoura cortadas em tiras finas
– 4 talos de cebolinha cortados em tiras finas
– ½ maço de espinafre japonês ou comum

Modo de Preparo:

Em uma panela ferva a água, coloque o kombu e cozinhe por 20 minutos. Retire a alga e acrescente o hondashi, shoyu, saquê, sal, cenoura e o espinafre deixem por 3 minutos, retire a cenoura e o espinafre e reserve. Acrescente o moti e cozinhe por 8 minutos e desligue. Em uma tigela coloque o caldo com moti e acrescente a cenoura e o espinafre. Finalize com cebolinha e sirva.

Tokguk

Ingredientes:

– 500g de tok (massa de arroz) fatiado

– 13 xícaras de água

– 250g de alcatra

– 2 ovos

– 5 dentes de alho

– 2 ramos de cebolinha

– 1/4 de cebola

– 4 folhas quadradas de alga marinha seca (de sushi/sem sal)

– 3 colheres de sopa de jinganjang (molho de soja fermentado sem glutamato monossódico, nem corante)

– 1 colher de sopa de óleo de gergelim

– 1 colher de sopa de gukganjang (molho de soja)

– 1 pitada de pimenta do reino

Modo de Preparo:

Primeiramente coloque o tok de molho na água e reserve. Para preparar o caldo, deixe fervendo em uma panela funda tampada a parte branca de uma das cebolinhas, a cebola, os alhos e a carne. Enquanto isso prepare os acompanhamentos: separe as gemas das claras dos 2 ovos. Bata as gemas, dê uma pitada de sal e frite com 1 colher de sopa de óleo. Em seguida, seque em um papel para absorver o excesso de óleo. Corte as gemas em tirinhas ou em losangos. Corte as folhas de alga marinha em fatias finas. Corte a parte branca e verde da cebolinha em fatias diagonais e os reserve separadamente. Voltando ao caldo, retire a carne e a cebola. Deixe a panela fervendo em fogo baixo. Deixe a carne em água fria para esfriá-la. Amasse a cebola que estará bem amolecida (ela servirá para dar um adocicado natural ao molho). Adicione o jinganjang, o óleo de gergelim e 1 pitada de pimenta do reino. Desfie a carne em tiras bem finas e misture ao molho. Remova a cebolinha, o alho e a eventual espuma do caldo. Em seguida coloque o tok, a cebolinha fatiada, o gukganjang e acerte o sal. Por último, adicione as 2 claras e mexa delicadamente para não desmanchá-las. Quando o tok subir ao topo é sinal de que está pronto. Sirva com os acompanhamentos.

** Serve de 2 a 3 pessoas

 

Jiaozhi

Ingredientes para a Massa:

– 500 gramas de farinha de trigo

– 200 ml de água morna

– 1 colher de chá de sal

Ingredientes para o Recheio de Carne:

– 1 quilo de carne moída (preferencialmente de porco)

– 1/3 de um pé médio de acelga

– 1/3 de um pé médio de repolho

– 3 dedos de gengibre ralado

– 1 colher de sopa de molho shoyo

– 1 colher de café de vinagre de arroz chinês

– Sal a gosto

Ingredientes para o Molho:

– 1 porção de molho shoyo

– 1 porção (igual) de vinagre de arroz chinês (escuro)

– Cebolinha picada a gosto

– Sal a gosto

– Esmague também um dente de alho e acrescente à mistura

Modo de Preparo Massa:

Em uma tigela, coloque a farinha e o sal e vá acrescentando a água aos poucos, mexendo sempre até que a mistura fique homogênea. A massa não pode ficar pegando; ela deve se desgrudar facilmente dos dedos. Depois de pronta, deixe-a descansar por 30 minutos na tigela tampada e polvilhada com farinha de trigo. Polvilhe farinha de trigo sobre uma superfície lisa e abra a massa até deixá-la bem fina. Depois, com a boca de um copo, corte-a em círculos concêntricos.

Modo de Preparo Recheio:

Em uma tigela, misture a carne com o gengibre. Acrescente o sal, o shoyo e o vinagre. Incorpore à mistura o repolho picado e a acelga. É importante que todos os vegetais estejam bem picados para que não perfurem a massa do jiaozi.

Montagem:

Pegue a massa cortada em círculo e a coloque no centro de sua mão. Sobre ela, largue uma colher de café do recheio. Feche primeiro a massa no centro superior e, depois, comece a fechar um dos lados com pequenas dobrinhas. O processo é semelhante ao do pastel. Certifique-se de que a massa esteja bem fechada para que o jiaozi não abra durante o cozimento. Coloque-os sobre um prato polvilhado com farinha de trigo (a farinha vai garantir que eles não grudem durante a fervura). Na água fervente, mergulhe os jiaozi um a um e tampe a panela. Quando voltar a ferver, acrescente um copo de água fria. Repita o processo por duas ou três vezes. Retire-os da água com uma escumadeira e sirva quente acompanhados do molho.